Em Cascavel, pais levaram colchões, cadeiras e televisor para a fila.
Secretário municipal diz que não faltam vagas nas escolas.
Secretário municipal diz que não faltam vagas nas escolas.
Foto reprodução da TV
O período de matrícula para transferência de escola, para alunos que mudaram de bairro ou de cidade, ou ainda, que desejam ingressar na rede municipal de ensino de Cascavel, no oeste do Paraná, começou na quarta-feira (25).
Mas com 24 horas de antecedência, os pais foram às escolas onde querem matricular os filhos e foram preparados para a fila. Na Escola Municipal Robert Francis Kennedy, por exemplo, os pais levaram cadeiras, colchões, cobertores e televisão. As aulas começam em 8 de fevereiro.
“A gente não tem escapatória, tem que vir aqui e ficar na fila, se não, não consegue vaga no horário que precisa. Então, tem que fazer um sacrifício e pousar aqui mesmo”, afirmou Silvana Moreira, que trabalha como vendedora.
A dona de casa Simone Carbone levou a filha de um mês para a fila. Ela esperou um dia e uma noite o outro filho. “Só tinha duas vagas disponíveis para o Pré. Ou eu posava ou não conseguia vaga porque nos outros colégios também não tem”, explicou.
E o sacrifício pode ser em vão, porque nem todas as turmas têm vagas suficientes para atender a todos que procuram a escola. A agente de saúde Adriana Vezaro teve que lidar com a frustação. Ela disse que sabia que poderia não conseguir matricular o filho, mas precisava tentar.
De acordo com o secretário municipal de Educação de Cascavel, Valdeci Nath, há vagas para todas as crianças do Ensino Fundamental, porém, não no horário e nas escolas que os pais preferem.
Ao todo, são 24,5 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino, sendo 21 mil no Ensino Fundamental e 3,5 mil nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que corresponde à Educação Infantil. Neste caso, as crianças matriculadas serão recebidas a partir desta sexta-feira (27). A orientação é para que pais de bebês e crianças de até dois anos aguardem a convocação dos Cmeis para o início das atividades.
RPC TV Cascavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário