quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Peixes aparecem mortos em lago de parque em Curitiba

Pelo menos 120 peixes, entre carpas e tilápias, foram encontrados mortos no lago do Parque São Lourenço, no bairro de mesmo nome, próximo ao Centro Cívico de Curitiba, entre ontem e hoje. Segundo a gerente de Parques e Praças da capital paranaense, Walkiria Pizzatto Lima, o fenômeno acontece quando há mudanças bruscas na temperatura da água, mas foi agravado pelo assoreamento do lago e pelo rompimento de uma rede de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Foto Giordanna Carvalho

Segundo ela, a prefeitura vinha se preparando para realizar o desassoreamento, em razão do acúmulo de matéria orgânica, onde proliferam bactérias que disputam o oxigênio da água com os peixes. "Os peixes mais velhos não suportam e acabam morrendo", disse. No caso do São Lourenço, o rompimento da rede de esgoto agravou a situação, com o deslocamento de volume maior de matéria orgânica. O aparecimento dos peixes mortos tanto no lago quanto nas margens chamou a atenção das pessoas que usam o local para descanso, caminhadas ou esportes.

A Sanepar informou que, tão logo foi comunicada, uma equipe detectou a rede rompida, onde havia sinais de movimentação de terra, provavelmente por alguma máquina, e fez o conserto. Uma microfilmagem será feita em toda a extensão da rede para ver se há pontos vulneráveis. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente estavam reunidos na tarde de hoje para discutir a transferência de alguns dos peixes maiores para lagos de outros parques de Curitiba.
 
Fonte:Agencia Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário