quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tiradentes espera receber 30 mil pessoas em mostra de cinema

Equipe de montagem está na cidade desde o dia 3 de dezembro.
Mostra vai ter dois cinemas com capacidade para 1,7 mil pessoas.


A organização da 15ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes espera receber 30 mil pessoas entre turistas e convidados. Cerca de 60 pessoas da equipe de montagem estão na cidade desde o dia 3 de janeiro trabalhando nas instalações.

Dois cinemas com capacidade para receber 1,7 mil pessoas já estão quase prontos. A 15ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 20 a 28 de janeiro na Região Central de Minas Gerais. O evento contará com a apresentação do cinema brasileiro contemporâneo em 116 filmes – sendo 31 longas, um média e 84 curtas -, filmes premiados, estreias de jovens realizadores e pré-estreias mundiais.

O 15º Seminário do Cinema Brasileiro prevê a realização de 19 encontros com a crítica, o diretor e o público e sete debates temáticos – que abordam temas como o papel do ator no cinema brasileiro contemporâneo, o curta na era digital, o olhar estrangeiro sobre o cinema nacional, o panorama atual da crítica cinematográfica e a renovação do cinema brasileiro.


Dando continuidade ao intercâmbio e diálogo internacional, a Mostra Tiradentes recebe nesta edição importantes curadores internacionais, que virão ao Brasil para conhecer a novíssima produção brasileira independente, que dificilmente chegaria até eles de outra forma. São aguardados este ano Anne Delseth, membro do Comitê de Seleção da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Paolo Moretti, do Festival de Veneza; Federico Cote Veiroj, do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha; Raymond Whalravens, do Festival Internacional de Amsterdam; e Sesi Bergeret, do L’Alternativa – Festival de Cinema Independente de Barcelona.


“A Mostra Tiradentes é uma manifestação cultural rica e abrangente que evoluiu a cada edição. O evento cresceu, a estrutura foi ampliada e o que começou como uma Mostra regionalizada para incentivar e impulsionar a inauguração e funcionamento do Centro Cultural Yves Alves tornou-se um enriquecedor espaço de exibição e discussão do cinema brasileiro contemporâneo – um exemplo que já impulsionou novas iniciativas no Estado e no Brasil, relata Raquel Hallak, coordenadora do evento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário