O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na quarta-feira ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que ofereça gestos de boa vontade aos palestinos, para levar à retomada do processo de paz.
Em entrevista coletiva ao lado de Ban, Netanyahu não deu sinais de que irá ceder ao apelo do secretário-geral, que reiterou seu apelo para que Israel evite "mais colonização" na Cisjordânia ocupada.
Ban e Netanyahu se reuniram um dia depois de o premiê israelense ser reconduzido à liderança do partido direitista Likud, derrotando com cerca de 75 por cento dos votos um rival ultranacionalista.
"Este é o momento para demonstrar mais liderança a fim de assegurar que as negociações continuem, já que o sr. foi reeleito líder do partido Likud e vai continuar por mais um mandato", disse Ban na entrevista coletiva.
Ele disse ter discutido com Netanyahu "formas significativas" de manter um diálogo com os palestinos, que na segunda-feira acusaram Israel pelo fracasso de discussões preparatórias na Jordânia com vistas à retomada do processo de paz, abandonado em 2010 por causa da recusa israelense de renunciar à atividade colonizadora.
"Também pedi fortemente ao governo de Israel que aja com um espírito construtivo e ofereça gestos de boa vontade que criem uma dinâmica positiva", disse Ban, que mais tarde se reuniria com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.
(Por Jeffrey Heller)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.
Nenhum comentário:
Postar um comentário