O Fiat Palio, desde que foi lançado (em
1996) até hoje, já esteve em muitas garagens do País. É fácil
encontrar alguém por aí que teve ou que, pelo menos,
conhece uma pessoa que já comprou um. Os números
comprovam essa teoria, pois foram vendidos desde a sua estreia
até dezembro passado, 2.603.999 unidades, de acordo com
a fabricante.

Fiat Palio Essence
Dualogic ganha destaque pelo motor 1.6
No ano passado foram emplacadas 105.794 unidades do hatch da marca italiana - o que garantiu o quinto lugar entre os modelos mais vendidos, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores).
A nova geração do modelo, apresentada em novembro passado, ficou maior e com seis tipos de configurações disponíveis. Entre as opções 1.0, 1.4 e 1.6 (todas de motor bicombustível), o ZAP Carros testou a versão Essence Dualogic, equipada com motor 1.6 16V, de 117 cv (abastecido com etanol), com câmbio de 5 velocidades, que parte de R$ 40.880.
No ano passado foram emplacadas 105.794 unidades do hatch da marca italiana - o que garantiu o quinto lugar entre os modelos mais vendidos, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores).
A nova geração do modelo, apresentada em novembro passado, ficou maior e com seis tipos de configurações disponíveis. Entre as opções 1.0, 1.4 e 1.6 (todas de motor bicombustível), o ZAP Carros testou a versão Essence Dualogic, equipada com motor 1.6 16V, de 117 cv (abastecido com etanol), com câmbio de 5 velocidades, que parte de R$ 40.880.

Suspensão está melhor, assim como o espaço
interno
Seu comportamento satisfaz quem está atrás do volante, pois os 117 cv, que aparecem aos 5.500 rpm, e os 16,8 kgfm de torque (disponíveis a 4.500 rpm) garantem o bom desempenho do motor. No entanto, este propulsor se adequa melhor ao câmbio manual de cinco velocidades. A transmissão automatizada tira um pouco do brilho do trem de força e isso pode ser notado pelos leves trancos, a cada vez que as trocas de marchas são realizadas. A sensação é de que o motor pede por mudanças mais rápidas, para poder revelar todo seu potencial, mas não consegue, pois seu “companheiro” atrasa seu trabalho.
Para amenizar essa situação, o motorista pode optar por fazer as trocas de marcha de modo manual, na própria alavanca do câmbio ou por meio das hastes atrás do volante. Com o controle da transmissão, é possível antecipar as mudanças de marcha e curtir o que o bom 1.6 tem a oferecer.
Seu comportamento satisfaz quem está atrás do volante, pois os 117 cv, que aparecem aos 5.500 rpm, e os 16,8 kgfm de torque (disponíveis a 4.500 rpm) garantem o bom desempenho do motor. No entanto, este propulsor se adequa melhor ao câmbio manual de cinco velocidades. A transmissão automatizada tira um pouco do brilho do trem de força e isso pode ser notado pelos leves trancos, a cada vez que as trocas de marchas são realizadas. A sensação é de que o motor pede por mudanças mais rápidas, para poder revelar todo seu potencial, mas não consegue, pois seu “companheiro” atrasa seu trabalho.
Para amenizar essa situação, o motorista pode optar por fazer as trocas de marcha de modo manual, na própria alavanca do câmbio ou por meio das hastes atrás do volante. Com o controle da transmissão, é possível antecipar as mudanças de marcha e curtir o que o bom 1.6 tem a oferecer.

Visual do novo Fiat Palio agrada bastante. Lanternas ganharam
um design mais moderno
A posição de dirigir não é muito fácil de ser encontrada, requer um pouco de paciência e até costume com as alavancas, que são localizadas do lado direito do assento do motorista, enquanto na maioria dos veículos esse comando fica à esquerda do banco. Após acertar a postura, é hora de avaliar a ergonomia. Esta não decepciona, os comandos são acessíveis e simples de serem manuseados.
A posição de dirigir não é muito fácil de ser encontrada, requer um pouco de paciência e até costume com as alavancas, que são localizadas do lado direito do assento do motorista, enquanto na maioria dos veículos esse comando fica à esquerda do banco. Após acertar a postura, é hora de avaliar a ergonomia. Esta não decepciona, os comandos são acessíveis e simples de serem manuseados.

Com novas formas, o simpático modelo evoluiu e ganhou 31
mm na largura; 60 mm na altura; 47 mm no entre-eixos e 28 mm de
comprimento. O espaço interno está maior o que traduz
em conforto para os passageiros, principalmente para as pernas.
As linhas do design interno são harmoniosas e seguem o mesmo
padrão de bom gosto da carroceria, que ganhou características
dos companheiros Punto, 500 e Uno. Porém, o acabamento peca
por apresentar peças mal-encaixadas.
Concorrente do VW Fox 1.6 I-Motion (R$ 39.770), essa versão
oferece computador de bordo, direção hidráulica,
desembaçador traseiro, ar-condicionado, banco e volante
com regulagem de altura, piloto automático, vidros e travas
elétricos, entre outros itens de série.
Por Thalita Real / Fotos:
Verônica Lima | Fonte: ZAP
Carros
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