A bancada do PT no Senado decidiu nesta quarta-feira manter a senadora Marta Suplicy (SP) na vice-presidência da Casa para o ano de 2012, apesar do acordo informal de rodízio estabelecido em fevereiro do ano passado.
Pelo que foi combinado à época, a vice-presidência do Senado passaria neste ano para o atual líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (CE). O rodízio em outras comissões, como a de Assuntos Econômicos (CAE), também não ocorreu.
A reunião, que teve a participação do presidente do PT, Rui Falcão, definiu ainda que o senador Walter Pinheiro (BA), será o novo líder da bancada na Casa.
Segundo uma pessoa presente à reunião, Pimentel fez um discurso bastante inflamado, criticando o não-cumprimento do rodízio.
Um dos argumentos utilizados pelo grupo que queria a manutenção de Marta na vice-presidência é o de que o PT poderia perder a liderança do governo no Congresso para o PMDB.
Marta insistia em permanecer no cargo. Ela abriu mão de lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PT a favor do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad. O nome da senadora chegou a ser cotado para um ministério do governo Dilma Rousseff, saída que acabou não sendo concretizada.
Um assessor do partido disse ainda que pesou na decisão o trabalho para que o senador Delcídio Amaral (MS) permanecesse no comando da CAE.
"A conjuntura atual é distinta", afirmou o senador Humberto Costa (PE), que deixou a liderança do partido, para justificar a decisão da bancada.
(Reprtagem de Ana Flor)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.
Nenhum comentário:
Postar um comentário