Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Primeiro ato de João do Suco foi mudar de nome

Eleito na segunda-feira, novo presidente da Câmara de Vereadores passará a responder como João Luiz Cordeiro em atos oficiais

Henry Milleo/ Gazeta do Povo /

O novo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador João do Suco (PSDB), ainda não teve tempo de começar a prometida transformação na Casa, mas percebeu que o cargo vai trazer mudanças em sua vida. A começar pelo seu nome: João do Suco vai se tornar João Luiz Cordeiro. “Em atos oficiais, como quando receber autoridades, é mais adequado usar o nome em vez do apelido. Mas isso não quer dizer que eu tenha vergonha ou me esqueci do João do Suco”, explicou. Durante a sessão de ontem, o primeiro-secretário da Casa, Celso Torquato (PSD), chamou o presidente de “ex-João do Suco”. O vereador ganhou o apelido porque era dono de uma lanchonete, no bairro Pinheirinho.

Eleito na segunda-feira para substituir João Cláudio Derosso no comando do Legislativo municipal, o novo presidente da Câmara passou o dia ontem dando entrevistas. O ex-líder do prefeito na Câmara, também presidiu pela primeira vez a sessão plenária. “Minha vida já mudou”, disse. 

O primeiro ato de Cordeiro como presidente deve ser a nomeação do novo diretor-geral da Casa, o que deve acontecer no início do próximo mês. Para iniciar as modificações prometidas na Câmara, Cordeiro pede ao menos duas semanas para ter um panorama completo das informações da Casa. “Vou pedir um levantamento de todas as diretorias para me inteirar do assunto antes de tomar qualquer ação”, afirmou. 

Embora atos importantes envolvendo a administração da Câmara – como a sugestão da demissão de comissionados pelo Ministério Público e a reforma do plenário – já estejam em andamento, Cordeiro considera possível interferir nessas decisões. “Já solicitei agenda com o Ministério Público e Tribunal de Contas, porque quero uma relação de cooperação com os demais órgãos.” 

Esqueletos
O líder do PSDB na Câmara, vereador Emerson Prado, revelou que o partido vai apoiar as decisões de João Luiz Cordeiro em nome da transparência, mesmo que seja necessário investigar irregularidades na gestão do ex-presidente João Cláudio Derosso (PSDB). 

“Se houver algum esqueleto, ele terá de ser desenterrado”, afirmou. No entanto, Prado não considera plausível fazer uma auditoria profunda num curto espaço de tempo. “É um mandato-tampão.”
Além do apoio da base, por algum tempo, o presidente também não deverá ter cobrança forte da oposição. “Vamos dar tempo pa­­­ra que ele possa avaliar os trâmites e o trabalho dos diretores. Se nada for alterado, aí agiremos”, afirmou o líder do PT, vereador Pedro Paulo.

 Divulgação/CMC / Hinça: indicação fortalece possível união do PSD com Ducci 
Hinça: indicação fortalece possível união do PSD com Ducci

Substituto
Hinça será o líder do prefeito na Câmara
O vereador Roberto Hinça (PSD) é o novo líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba. O cargo estava vago desde segunda-feira, quando João do Suco (PSDB), antigo líder, assumiu a presidência da Casa. “É um reconhecimento pelo trabalho feito em dois mandatos de vereador. Vamos enfrentar esse desafio”, disse Hinça. 

A indicação do vereador para o cargo fortalece uma possível aliança do prefeito Luciano Ducci (PSB) com o PSD na articulação em busca da reeleição. “Segundo o prefeito, foi uma escolha pessoal dele, mas o PSD tem o Ney Leprevost e o Luiz Carlos Martins, nomes com grande força na capital para possíveis vices”, afirmou. 

No entanto, segundo Hinça, a decisão quanto a indicação de nomes para compor uma possível cabeça de chapa com Ducci não deve acontecer neste momento. “Coligações e candidaturas serão decididas daqui para frente.”





Por Vinicius Boreki

Nenhum comentário:

Postar um comentário