terça-feira, 17 de abril de 2012

Curitiba testa sistema eletrônico de comunicação para os ônibus urbanos

135 linhas do transporte público receberam o equipamento.
Central de monitoramento acompanha qualquer ocorrência no veículo. 

 
Reprodução da RPC TV Curitiba
 
A Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa vinculada à prefeitura e responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade, adotou a tecnologia para monitorar, em tempo real, o que ocorre nos ônibus de 135 linhas que operam na cidade.

Existe uma sala de controle operacional onde os técnicos recebem e enviam mensagens sobre atrasos, necessidade de manutenção – em casos de batidas ou falha mecânica – e até mesmo quando o ônibus é assaltado.

“A gente vai monitorando junto à empresa as ações corretivas ou as ações de troca de veículo se for necessário”, explicou o técnico da Urbs Sandro de Oliveira. A comunicação entre os motoristas e a central é feita por meio de um equipamento sensível ao toque e que só funciona quando o veículo está parado.

De acordo com o motorista Giovani dos Santos, antes esta comunicação era feita via celular o que causava lentidão. “As vezes demorava até passar de um ramal para o outro demorava bastante. Assim está sendo bem mais ágil”, avaliou o motorista.

Todo o sistema, que também possui monitores nos terminais de ônibus para que os passageiros saibam o horário que coletivo vai passar pelo ponto, é experimental. A intenção da Urbs é que até o fim deste ano as 1.900 linhas do transporte urbano da cidade estão integradas.





G1 do PR, com informações da RPC TV Curitiba

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