Previsão é de
que bicicletários entrem em funcionamento no 2º semestre.
Designer Rafael Medeiros conta que ideia inicial surgiu há 10 anos.
Designer Rafael Medeiros conta que ideia inicial surgiu há 10 anos.

Os bicicletários
de Curitiba que foram licenciados para a empresa Bicicletaria.net
(Foto: Divulgação/Bicicletaria.net)
(Foto: Divulgação/Bicicletaria.net)
Curitiba terá um
sistema de aluguel de bicicletas ainda no segundo semestre deste ano, garante o
designer e empresário Rafael Medeiros, da Bicicletaria.net. A empresa venceu a
licitação da Urbanização de Curitiba (URBS), responsável pela administração do
transporte da capital, para ocupar três dos seis bicicletários já existentes na
cidade. A informação foi divulgada na quinta-feira (12), durante o Fórum de
Trânsito.
Segundo
Medeiros, a Bicicletaria.net foi a única a inovar no projeto de gestão e propor
a integração dos bicicletários através do sistema de aluguel e compartilhamento
dos veículos. Em cinco de fevereiro, a vencedora do edital assinou a permissão
administrativa dos locais para os próximos cinco anos, podendo ser renovada.
Por enquanto, estão a cargo da empresa os bicicletários instalados no Centro
Cívico, no São Lourenço e no Jardim Botânico.

Da esquerda para
a direita, os idealizadores do
projeto Rafael, Luiz Eduardo e Lucas
(Foto: Danilo Herek)
projeto Rafael, Luiz Eduardo e Lucas
(Foto: Danilo Herek)
“Nós já
manifestamos a intenção de levar o nosso sistema aos outros três bicicletários
(do bairro Seminário, Carmo e Pinheirinho) e também criar outros espaços para
pulverizar essa opção”, comentou.
O projeto da
Bicicletaria.net foi idealizado em conjunto por dois designers e um engenheiro
de processos, todos amigos. Medeiros contou ao G1 que a ideia inicial do
projeto surgiu ainda em 2002, quando ele produziu o Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) de Design, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema
“Bicicleta como alternativa de transporte em Curitiba”. “Era o embrião da
proposta”, disse.
Contudo, o
projeto só avançou quando o idealizador voltou à universidade, em 2010, para
fazer o mestrado do Gestão Urbana, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do
Paraná. “Estou concluindo a dissertação “Políticas públicas para o aumento de
participação modal da bicicleta como meio de transporte: o caso de Curitiba” e
com a retomada das atividades, dos estudos, soube do edital e com o Lucas
Pereira Nery, que também é designer, e o Luiz Eduardo Scheinkmanm, engenheiro
de processos, montamos o projeto e constituímos a Bicicletaria.net”, explicou.
Como vai
funcionar
Além de elaborar o funcionamento integrado dos bicicletários, os empresários colocarão a disposição um modelo de bicicleta que não tem correias, que atualmente só está disponível fora do Brasil . “Quem for para o trabalho de bicicleta, não vai ter a chance de sujar a roupa de graxa”, disse Medeiros.
Além de elaborar o funcionamento integrado dos bicicletários, os empresários colocarão a disposição um modelo de bicicleta que não tem correias, que atualmente só está disponível fora do Brasil . “Quem for para o trabalho de bicicleta, não vai ter a chance de sujar a roupa de graxa”, disse Medeiros.

Bicicletas com
eixo de transmissão não tem
correias (Foto: Danilo Herek)
correias (Foto: Danilo Herek)
O veículo
funciona com um eixo de transmissão, que substitui a corrente e deixa isoladas
as partes lubrificadas da bicicleta. O que facilita a manutenção e proporciona
maior conforto ao ciclista.
Inicialmente,
cada bicicletário terá uma frota de 50 veículos. Para alugar as bicicletas, o
usuário terá que fazer um cadastro – no local ou pela internet, inserir o
e-mail e senha em um dos armários instalados nos locais. Com a senha, o armário
irá se abrir e liberar apenas uma chave. Esta, destrancará um dos cadeados que
prendem a bicicleta dotada de GPS. Uma central fará o monitoramento do veículo
alugado.
De acordo com o
idealizador do sistema, a forma de pagamento do aluguel ainda está indefinido e
vai depender do patrocinador e financiador dos espaços. Alguns bancos, empresas
de segurança e marcas de bebidas já mostraram interesse no projeto.

Gráfico mostra
como vai funcionar sistema do aluguel de bicicleta
(Foto:
Divulgação/Bicicletaria.net)
Além das
bicicletas, os pontos oferecerão estacionamento e conserto para as bikes, e
poderão vender componentes para os veículos, bebidas não alcoólicas, alimentos
industrializados e embalados, e revistas sobre ciclismo.
"Acredito
que o sistema será um elemento agregador de todas atividades de fomento do
ciclismo urbano. O objetivo é aumentar o uso da bicicleta e atingir todo o
público interessado em experimentar a bicicleta como forma de lazer e
veículo", relatou Medeiros.
Por Ariane
Ducati
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