A Fox, rede criada em 1987, e que em poucos anos mudou a
cara da televisão norte-americana com comédias ousadas e programação jovem,
finalmente cresceu.

Zombada em seu início por
se definir como um rival para as antigas CBS, NBC e ABC, a Fox comemora 25 anos
no ar neste domingo, com um especial de duas horas apresentando reuniões de
elenco, reprises, destaques e alguns alardes.
Mas mesmo chegando a esse
marco, o panorama televisivo que a Fox ajudou a mudar com "The Tracey
Ullman Show", "Married With Children", "Ally McBeal" e
"24 Horas", está se transformando mais e dando à rede controlada pela
News Corp um novo conjunto de rivais na TV a cabo, ainda em expansão, e na
Internet.
"Quando esta rede
começou, ninguém pensou que uma quarta rede nos EUA era sequer possível. Eu
acho que riram de nós no começo", disse Mike Darnell, chefe de programação
alternativa da Fox, à Reuters. "Este é um momento de transição. Este é o
primeiro aniversário em que sentimos que estamos no ar há tempo suficiente para
comemorar."
A Fox tem muita história
para comemorar. Depois de um início vacilante, programas como "Os
Simpsons" e "Barrados no Baile" tornaram-se sucesso de cultura
pop e jovem e atraíram grandes audiências.
Atualmente, a rede
continua sendo a mais vista na faixa etária de 18 a 49 anos, cobiçada pelos
anunciantes, posto que ocupa há sete anos consecutivos. E está no caminho certo
para conquistar sua oitava temporada com esses telespectadores com o sucesso
"American Idol".
"Idol" -- o
concurso de cantores em que os executivos resolveram apostar para preencher a
programação de verão em 2002 depois de rivais terem dito "não" - tem
sido o programa mais visto nos Estados Unidos há oito anos. E embora muitos
observadores da indústria acreditem que ele se transformou em um programa mais
adequado à faixa da meia-idade, com um público em declínio, é esse o tipo de
risco que sintetizava a Fox em seus primeiros dias.
"Fox -- a raposa no
galinheiro, a astuta -- era um nome muito apropriado para a rede", disse
Tim Brooks, um ex-executivo de TV e coautor do "Complete Directory to
Primetime Network and Cable TV shows".
BOA ESTRATÉGIA, BONS
PROGRAMAS
A rede buscou seu nome no
20th Century Fox, o estúdio de cinema que faz parte do império de mídia News
Corp, de Rupert Murdoch, e, inicialmente, ganhou um impulso financeiro
programando uma hora a menos no horário nobre do que seus rivais e transmitindo
principalmente em áreas urbanas, ao invés de ter maior penetração em regiões
rurais -- duas ações que ajudaram a reduzir os custos.
O canal encontrou o seu
nicho com jovens que estavam entediados com as comédias e dramas clonados
oferecidos pelas principais emissoras. Junto com isso, vieram programas como
"In Living Color", "Arquivo X" e outros, que fizeram
avançar os limites da televisão.
A Fox também explorou
gêneros que não eram comuns no horário nobre. "Desenhos animados eram algo
para as manhãs de sábado", disse Robert Thompson, professor de cultura pop
na Universidade Syracuse. "A Fox colocou 'Os Simpsons' no ar e mudou
completamente o patamar dos desenhos para adultos."
"Os Simpsons", o
mais antigo programa roteirizado no horário nobre norte-americano, será uma das
peças fundamentais do especial de aniversário de 25 anos de domingo. O elenco de
"Married With Children" vai se reunir, assim como as estrelas de
"That '7Os Show" e outras celebridades que construiram sua fama com a
Fox, como David Duchovny, Gillian Anderson, Calista Flockhart e Jason
Priestley.
Por Jill
Serjeant
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