Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

sábado, 28 de janeiro de 2012

Dilma pode fazer ajustes nas lideranças do governo no Congresso

Apesar de comemorar um ano vitorioso no Congresso, conseguindo aprovar a maior parte das matérias consideradas prioritárias para o governo, a presidente Dilma Rousseff estuda mudanças nas lideranças do Congresso, disseram fontes à Reuters.

A principal mudança em análise é a do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que não conseguiu estabelecer uma relação de confiança com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no ano passado.

Vaccarezza, que tentou ser o candidato do PT à presidência da Câmara, trabalhou para ser nomeado ministro no lugar de Ideli, quando a presidente deslocou Luiz Sérgio para o Ministério da Pesca. Contudo, a articulação do petista não deu certo e desde então ele e Ideli tem uma relação estritamente formal.

Uma fonte do governo, que pediu para não ter seu nome revelado, contou que no final do ano passado a troca de Vaccarezza era dada como certa no Palácio do Planalto, mas durante o mês de janeiro o assunto não foi debatido com a presidente Dilma Rousseff.

O líder do governo funciona como o representante do governo dentro da Câmara e do Senado. É dele a responsabilidade por conduzir as negociações com os restante da base aliada afim de evitar que os projetos sejam aprovados com conteúdos contrários aos interesses do Executivo.

Nesse sentido, o petista também acumulou alguns desgastes com o Palácio do Planalto. Um exemplo disso foi a votação da reforma do Código Florestal na Câmara, quando o texto aprovado não levou em conta posições claras da presidente que tinham sido negociadas com Vaccarezza.

Ao mesmo tempo em que a mudança nas lideranças prioridade no Palácio, aliados do petista dizem que não pegarão em armas para mantê-lo no cargo caso Dilma decida pela troca.

Uma fonte do PMDB, maior partido da coalizão de Dilma e que mantém boas relações com Vaccarezza, disse que se a legenda for consultada dirá que o petista é um bom articulador e ajuda o governo, mas não entrará numa campanha pela sua manutenção.



Por Jeferson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário