O novo iPad, da Apple, começou a ser vendido na Austrália
na madrugada de sexta-feira (horário local), recebido por multidões de fãs
ansiosos por adquirir o mais recente tablet da gigante norte-americana do setor
de tecnologia.
David Tarasenko ficou na fila na Austrália para comprar novo iPad
(Foto: Tim Wimborne/Reuters)
Embora os números sejam
inferiores aos de lançamentos de versões anteriores do iPad, os resultados
sólidos refletem a demanda firme por produtos da Apple, ainda que analistas
afirmem que a nova versão oferece apenas uma coleção de melhoras graduais, e
não uma grande inovação tecnológica.
O lançamento ocorre pouco
após as ações da Apple terem superado a barreira de 600 dólares, pela primeira
vez, nesta quinta-feira na Nasdaq, embora tenham perdido parte do ímpeto depois
disso.
Uma ação da Apple custa
mais que o iPad dotado apenas de acesso Wi-Fi, cujo preço é de 499 dólares.
A corrida inicial pelas
primeiras unidades da nova geração de iPads, vendidas globalmente, não
aconteceu em uma das elegantes lojas da Apple em Sydney, mas do outro lado da
rua, em uma loja da operadora de telefonia australiana Telstra. Duas lojas da
Telstra abriram as portas pouco depois da meia-noite (horário local) para
começar a vender o iPad, se adiantando em oito horas às lojas da Apple.
Zhuo, a mulher Seah e a filha foram os primeiros a
comprar o iPad em Cingapura (Foto: Tim Chong/Reuters)
O gerente de construção
David Tarsenko, 34, primeiro da fila para comprar um iPad, disse que desde que
o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, mostrou a nova geração do tablet,
ele mal podia esperar para comprá-lo.
"Quando Tim Cook fez
o anúncio, parecia uma ferramenta mágica. Acho que me deixei convencer pela
promoção", disse.
O iPad de terceira geração
da Apple -que oferece uma tela de alta definição e uma câmera de melhor
qualidade- pode se conectar via redes móveis de alta velocidade 4G
"LTE", ou Long-Term Evolution. Mas a versão à venda não é compatível
com a rede 4G da Telstra na Austrália.
Walt Mossberg e David
Pogue, dois comentaristas conhecidos, elogiaram a nova tela do iPad. Mossberg
disse que "usar a nova tela é como começar a usar óculos novos",
enquanto Pogue disse que ela tornava os textos "espantosamente
nítidos".
Os dois ressaltaram,
porém, que o novo iPad não era um modelo totalmente novo, mas continha
inovações técnicas suficientes para manter sua vantagem no mercado.
"A Apple não
reformulou totalmente o iPad e nem acrescentou muitos recursos", disse
Mossberg, "mas o melhorou significativamente, sem alterar o preço".
Por Lincoln Feast e
Narayanan Somasundaram em Sidney e Poornima Gupta em San Francisco
© Thomson Reuters 2012 All rights
reserved.