Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Juristas pedem mais rigor contra abuso de autoridade

Pelo texto, o funcionário público poderá ser condenado à pena de até cinco anos de prisão

A comissão de juristas que discute no Senado Federal a reforma do Código Penal aprovou nesta sexta-feira (20) uma proposta para endurecer as punições dos servidores públicos que tenham sido condenados por cometer abuso de autoridade. Pelo texto, o funcionário público poderá ser condenado à pena de até cinco anos de prisão.

Atualmente, o servidor é enquadrado pela Lei de Abuso de Autoridade, criada na época da ditadura militar (1965). Por essa lei, a pena máxima aplicada em um processo pode chegar a seis meses de prisão. Não haveria mudanças entre a proposta aprovada pela comissão e a lei atual quanto à possibilidade de se aplicar também uma pena de demissão ao funcionário que tenha se excedido em suas funções.

"Hoje a pena é insuficiente. Não se pode coonestar com essas condutas. O funcionário público tem que se pautar pela legalidade", afirmou o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves, relator da comissão.
Advogados

A comissão também aprovou uma proposta que cria o crime o abuso das prerrogativas do advogado, inexistente hoje. Estão sujeitos à pena de seis meses a dois anos de prisão policiais, promotores delegados, juízes e quaisquer outros agentes que atuem para dificultar o trabalho do advogado. Pelo texto, será considerado crime, por exemplo, a autoridade ou servidor público impedir acesso aos autos de uma investigação ou processo, negar-se a entregar ou esconder documentos e proibir o advogado de se encontrar com seu cliente.

"Esse crime é muito importante porque é através dele que a gente vence uma justiça ditatorial. Na ditadura, o advogado não tinha prerrogativas, a gente não tinha habeas corpus, a gente era completamente cerceado na liberdade", afirmou Juliana Belloque, defensora pública do Estado de São Paulo e integrante da comissão. "Uma democracia que se preze precisa respeitar a atuação do advogado e é isso que a gente busca", disse.

As sugestões feitas pela comissão devem ser apresentadas ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), até o final de maio. Caberá a Sarney decidir se propõe um novo código ou se inclui as sugestões em projetos já em tramitação. As mudanças, se aprovadas pelos senadores, terão de passar ainda pela Câmara.



Agência Estado

Monomotor cai em Macapá e mata deputado estadual do Amapá

Dalto Martins e tripulante que estavam a bordo morreram, diz assessoria.
Aeronave caiu em mata fechada logo após decolagem, diz Força Aérea.

 
 Reprodução da TV.

Um monomotor C 206 caiu, nesta sexta-feira (20), em Macapá, no Amapá, causando a morte do deputado estadual Dalto Martins, que pilotava a aeronave, e de outra pessoa que estava a bordo, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a FAB, a aeronave partiu às 5h48 do aeroporto internacional do Amapá com destino a Santarém, no Pará. Às 5h52, o piloto comunicou que "estava com problema". Após cair, a aeronave pegou fogo e ficou totalmente destruída, matando os dois tripulantes, informa.

O deputado estadual Dalto Martins, do PMDB, pilotava o avião, informa a assessoria do parlamentar. O nome do outro tripulante não foi divulgado.

De acordo com o superintendente da Infraero do Amapá, David Oliveira, a torre perdeu o contato após a comunicação.

Segundo ele, uma equipe de agentes da Infraero foi deslocada para o local. "É uma área de mata fechada, com população no entorno, que fica a cerca de 7 km do aeroporto", afirmou.

Agentes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) devem chegar ao local no começo da tarde, segundo a FAB, para investigar as causas do acidente.




G1 de SP

Em coma induzido, filho do cantor Leonardo chega a hospital de Goiânia

Pedro sofreu um acidente de carro na manhã desta sexta-feira, na MGC-452.
Ele ficará internado no Hospital Ortopédico de Goiânia, no Setor Bueno.
 
 
O cantor Pedro, de 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, chegou ao Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) por volta das 16h35 desta sexta-feira (20). Ele sofreu um acidente automobilístico, na MGC-452, nesta manhã e está em coma induzido, segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital de Itumbiara, onde passou por cirurgia.

Ele foi transportado de Itumbiara, no sul de Goiás, para a capital por uma UTI aérea. No IOG, a mãe do cantor, Maria Aparecida Dantas, aguarda a chegada do filho no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), no Setor Bueno, em Goiânia. Maria Aparecida chegou ao IOG acompanhada de três mulheres e não falou com a imprensa. O cantor Leonardo também é aguardado no hospital.

Pedro passou por uma cirurgia de reconstituição no baço, no Hospital Municipal de Itumbiara, e está em coma induzido. De acordo com o boletim médico divulgado pela unidade, o estado de saúde dele é grave, porém estável.
O diretor do hospital de Itumbiara, Ernande Oliveira Rodrigues, informou ao G1 que ele virá em um jato e deverá chegar ao Aeroporto Santa Genoveva, na capital, por volta das 15h30. Segundo ele, a família decidiu interná-lo em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no IOG.

Segundo ele, o cantor teve politraumatismo na cabeça, que resultou em um pequeno edema cerebral, e uma lesão no baço. "Além disso, ele teve uma lesão no abdômen. Por isso, precisamos fazer uma cirurgia para reconstituir o órgão. Evitamos assim a necessidade de retirá-lo", explicou.


O acidente
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Itumbiara (GO), que atendeu a ocorrência, o cantor dirigia sozinho o veículo, quando capotou próximo à cidade de Tupaciguara (MG). Ele retornava de um show que havia feito, na noite de quinta-feira (19), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Pedro está sendo acompanhado pela tia Mariana, irmã de Leonardo, e pela mulher, a arquiteta Thaís Gebelin, com quem ele tem uma filha de 11 meses.

Confira a íntegra da boletim médico
Paciente vítima de acidente automobilístico com trauma craniano e trauma abdominal fechado.

Primeiro atendimento feito pelo SAMU e posteriormente transportado e avaliado no Hospital Municipal de Itumbiara-GO. Feita a estabilização e realizado Tomografia , RX ,Ultrassonografia, foi submetido a Laparotomia Exploradora para correção de lesão de mesentério .
Encontra-se sedado , em coma induzido , quadro grave porém estável , permanece na UTI .



G1 de GO

Festival da BBC faz trilha sonora da Olimpíada

Em ano de Olimpíada em Londres, a BBC está realizando um esforço olímpico para atrair o público ao seu tradicional festival de verão Proms, sem que o movimento de atletas e centenas de milhares de visitantes atrapalhe a realização dos 92 espetáculos previstos.

"É um festival internacional de música que por acaso acontece no Reino Unido", disse o diretor do Proms e superintendente da rádio BBC 3, Roger Wright, em entrevista coletiva na quinta-feira, ao lançar oficialmente a 118a versão do evento.

O Proms começa em 13 de julho e vai até o começo de setembro, oferecendo uma vasta programação de concertos, música de câmara, ópera, musicais e world music, culminando na animada Última Noite do Proms.
O festival - que também é transmitido por rádio e TV - irá coincidir com a Olimpíada, embora ocorram em lados opostos da capital britânica.

"Acho que devemos ficar realmente satisfeitos porque esse será um verão animado e movimentado, e se houver algum problema quanto aos transportes, francamente, isso é como temos em todos os verões", disse Wright.

"Se você pegar alguns dos ideais olímpicos, de aspiração à excelência, juventude e internacionalismo, são coisas que podemos vincular ao Proms, e que já estão ligadas ao Proms há algum tempo."

Os destaques incluem as nove sinfonias de Beethoven, com a Orquestra Divan, que reúne músicos árabes e israelenses, sob a regência de Daniel Barenboim; e uma programação de "Maravilhas Musicais" de grandes compositores, com a participação dos personagens de animação Walace e Gromit.

Orquestras e conjuntos da BBC tocam em vários concertos, mas também há grupos do exterior como convidados - o que inclui a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Viena, e a Orquestra Gewandhaus de Leipzig. A Orquestra Sinfônica de São Paulo, regida por Marin Alsop, será a primeira orquestra brasileira a se apresentar no evento.

Para a noite de encerramento, em 8 de setembro - um evento tão concorrido que exige solicitação de ingressos por escrito -, o programa inclui o tenor maltês Joseph Calleja cantando áreas de Puccini e a "Terra da Esperança e Glória", de Elgar.

Na noite de abertura, o festival evocará o Jubileu de Diamante (60 anos) do reinado de Elizabeth 2a, com uma programação totalmente britânica, conduzida por quatro regentes locais (Martyn Brabbins, Mark Elder, Edward Gardner e Roger Norrington).




Por Michael Roddy
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Bob Dylan e Van Morrison serão destaque no Festival de Montreux

Bob Dylan, Van Morrison e Anita Baker retornam ao Festival de Jazz de Montreux para a 46ª edição, que o fundador "Funky" Claude Nobs espera que entre madrugada a dentro com sessões improvisadas de jazz.
 Photo
Novos talentos, como Lana Del Rey e Ed Sheeran, assim como os veteranos Jane Birkin, Chick Corea, Herbie Hancock e Tony Bennett também estão garantidos para um dos festivais de música de maior prestígio da Europa, que acontece entre os dias 29 de junho e 14 de julho, à beira lago Genebra. O cantor Gilberto Gil também será uma das atrações de Montreux,

Dylan se apresenta no dia 8 de julho pela primeira vez no festival desde 1998.
"Eu escutei Bob (Dylan) tocar em Genebra alguns meses atrás e trouxe para ele alguns DVDs do Montreux. Foi ele quem disse que queria voltar para Montreux", Nobs disse à Reuters em seu chalé na vila de Caux, perto de Montreaux.

Van Morrison e Buddy Guy se apresentarão na noite anterior, e Nobs espera que o norte-irlandês Morrison, que ficará um dia a mais, se junte a Dylan em algumas canções poéticas no Auditório Stravinski.

O ator Hugh Laurie, da série de TV "House" e cantor de Blues, cujo álbum de estreia "Let Them Talk" disparou nas paradas, se apresenta com Dr. John e Trombone Shorty & Orleans Avenue no dia 9 de julho.

Katie Melua, Jethro Tull, Alanis Morissette, as estrelas do R&B s Erykah Badu e D'Angelo, Jessie J, e Janelle Monaé também se apresentarão no festival.




Por Stephanie Nebehay
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.