Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Giovanna Lancellotti 'mata' cobra e mostra no Twitter

'Por pouco não fui picada', escreveu a atriz no microblog.

Giovanna Lancellotti levou um susto na manhã desta quarta-feira, dia 1º. A atriz contou em seu Twitter que quase foi mordida por uma cobra que entrou em seu carro.
Giovanna Lancelotti (Foto: Twitter/Reprodução) 
Giovanna Lancellotti (Foto: Twitter/Reprodução)

"Bom diaaaa! Acordei abençoada hoje! Por muito pouco não fui picada por uma cobra que estava do meu lado no carro!", escreveu. "A sorte foi que, no susto, eu fechei a porta do carro e ela ficou presa metade pra dentro e metade pra fora! ..Adrenalina demais pra uma manhã", completou.

A atriz ainda fez piada da situação dizendo que foi Tereza Cristina, personagem de Christiane Torloni em "Fina Estampa", que colocou a cobra no carro.
"Tão falando aqui que foi a Tereza Cristina que colocou ela no carro! Hahahahaha SAI PRA LÁ!", brincou.


 

Ego.globo.com

Gêmeas do nado sincronizado vão à praia no Rio

Bia e Branca Feres estiveram nas areias da Barra da Tijuca nesta quarta-feira, 1º.

Bia e Branca Feres, as gêmas do nado sincronizado, foram à praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira, 1º. Com tudo em cima, as irmãs acenaram para o paparazzo quando perceberam que estavam sendo fotografadas.
http://s.glbimg.com/jo/eg/f/620x0/2012/02/01/img_3756.jpg 
As gêmeas Bia e Branca Feres curtem praia no Rio (Foto: Marcos Ferreira / Photo Rio News)

As gêmeas Bia e Branca Feres curtem praia no Rio (Foto: Marcos Ferreira / Photo Rio News) 
As gêmeas Bia e Branca Feres curtem praia no Rio (Foto: Marcos Ferreira / Photo Rio News) 




Ego.globo.com

Estudantes dizem que escreveram o refrão de "Ai Se Eu Te Pego"

Vídeo publicado na última terça, 31, mostra a compositora Sharon Acioly creditando a canção às suas três backing vocals

Sharon Acioly
Foto Divulgação


Um trio de estudantes paraibanas reinvindicou nesta quarta, 1, a autoria do refrão da música "Ai Se Eu Te Pego", composição creditada a Sharon Acioly e Antônio Dyggs, famosa mundialmente na interpretação do cantor sertanejo Michel Teló.

Amanda Cruz, Aline Medeiros da Fonseca e Karine Assis Vinagre disseram, em entrevista à jornalista Taís Toti, do portal Uol, que Sharon parou de creditar a música ao trio, como faz em um vídeo de um show de 2008, publicado na última terça, 31, no YouTube. "Anteriormente ela citava nosso nome, falava das 'meninas de João Pessoa'", contou Amanda. "Agora, em todos os lugares que ela vai, entrevistas na televisão, ela não cita nosso nome em nenhum momento."

Além do vídeo em que Sharon credita a música, Amanda afirmou que tem e-mails guardados em que a compositora pede autorização para usar a música, que anteriormente era um funk. As três estudantes, junto a mais quatro amigas, teriam composto o hit durante uma viagem à Disney, em 2006.

O refrão "Nossa, nossa, assim você me mata. Ai se eu te pego, delícia" foi feito em homenagem a um guia turístico do grupo, segundo Amanda. Apesar de serem sete as compositoras do refrão, apenas as três citadas acima pretendem entrar na justiça pelos direitos autorais.

Em entrevista à edição de fevereiro da Rolling Stone Brasil, em breve nas bancas, Sharon falou sobre a música. “A princípio, era um funk. Mas aí o Antônio Diggs soube da brincadeira e me falou: ‘Sharon, eu fiz essa música de forró pra minha banda’. E daí eu curti e a gente fez essa parceria”, disse. A reportagem procurou novamente Sharon Acioly, mas ela não quis se pronunciar sobre o assunto.


 

rollingstone.com.br

Vanity Fair elege as "novas estrelas" de Hollywood

A revista Vanity Fair divulgou na terça-feira a capa de sua edição anual de Hollywood, que terá as "novas estrelas 2012". Entre as escolhidas pelo impacto que tiveram em filmes recentes estão as indicadas ao Oscar Rooney Mara e Jessica Chastain.

http://m.i.uol.com.br/celebridades/2012/02/01/vanity-fair-elege-as-atrizes-que-se-destacarao-em-hollywood-em-2012-1328105648122_956x500.jpg
 Foto Divulgação

"Estamos procurando atrizes que estejam fazendo um excelente trabalho nas telas. E se elas são jovens e bonitas, bom, isso também não machuca", disse a editora de reportagem da Vanity Fair, Jane Sarkin, em um email à Reuters. A maioria das mulheres estão na casa dos 20 anos. A mais velha é Paula Patton, com 36 anos.

As 11 estrelas escolhidas junto com Mara ("Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres") e Chastain (Histórias Cruzadas) para a prestigiosa matéria de três páginas incluem Jennifer Lawrence, indicada para melhor atriz no Oscar do ano passado, e Mia Wasikowa, da "Albert Nobbs".

Junto a elas estão na capa a atriz Elizabeth Olsen, de "Martha Marcy May Marlene", Shailene Woodley, a estrela revelação de "Os Descendentes", Paula Patton, de "Missão Impossível: O Protocolo Fantasma", a Lily Collins, de "Sem Saída", Adepero Oduye, de "Pariah", o escritor-ator Brit Marling e Felicity Jones, de "Like Crazy".

O ensaio com estilo art-déco, com as mulheres usando vestidos em tons pastéis com plumas e peles, inspirados na era do Jazz dos anos 1920 e 1930, foi feito pelo famoso fotógrafo Mario Testino.
A edição foi criticada no passado pela falta de diversidade racial entre os artistas escolhidos, e apesar de que na capa deste ano há duas mulheres afro-americanas, a revista atraiu críticas novamente.

 


Por Piya Sinha-Roy
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.


Premiê turco chama escritor americano Paul Auster de ignorante

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, chamou o escritor Paul Auster de ignorante na terça-feira por ele se recusar a visitar a Turquia em protesto à prisão de jornalistas. O premiê também acusou o romancista norte-americano e judeu de apresentar padrões duplos por ter visitado Israel.

Embora um escritor estrangeiro seja alvo fácil, há uma inquietação crescente com relação à liberdade de imprensa sob o governo de Erdogan entre os liberais turcos, muitos dos quais apoiaram sua missão de fortalecer a democracia e amansar os generais da Turquia. Cerca de 100 jornalistas estão presos no país, um dos números mais altos do mundo. O governo insiste que eles não estão sendo processados pelo que escreveram.

"Se você vier, e daí? Se não vier, e daí? A Turquia perderá prestígio?", disse Erdogan em tom de zombaria sob os aplausos dos líderes regionais do Partido AK (governo) em uma reunião na capital Ancara.

Ele criticou o escritor de 64 anos, autor de "Trilogia de Nova York" e de mais de uma dezena de romances, por ter visitado Israel, que mantém uma fria relação com a Turquia, onde o governo acusa o Estado judaico de violação aos direitos humanos e de repressão.

"Supõe-se que Israel seja um país democrático e secular, um país onde a liberdade de expressão e os direitos individuais e as liberdades não tenham limites. Que homem ignorante você é", disse Erdogan. "Não foram eles que despejaram bombas em Gaza? Os que lançaram bombas de fósforo e usaram armas químicas. Como você não pode ver isso?", afirmou Erdogan.
"Esse cavalheiro não é capaz de ver a repressão e as violações aos direitos em Israel...Isso é um grave desrespeito à Turquia."

Em uma entrevista ao diário turco Hurriyet publicada no domingo, Auster diz que ele se recusou a visitar a Turquia em protesto à prisão de escritores e jornalistas. O livro mais recente de Auster, "Winter Journal", foi traduzido para o turco e publicado antes da versão em inglês.

O Partido AK, socialmente conservador e oriundo de um partido islâmico banido, venceu um terceiro mandato consecutivo em junho passado. A preocupação com a liberdade de imprensa tem pairado sobre o governo de Erdogan nos últimos anos.

 


Por Daren Butler e Simon Cameron-Moore
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Adele vai se apresentar ao vivo no Grammy

A cantora britânica Adele voltará aos palcos após meses de silêncio por causa de uma cirurgia na garganta. O retorno acontecerá no dia 12 de fevereiro no Grammy Awards, em Los Angeles, anunciou a rede CBS na terça-feira.
 A cantora britânica Adele na chegada do MTV Video Musica Awards, em Los Angeles, em agosto. 
Adele voltará aos palcos após meses de silêncio por causa de uma cirurgia na garganta. O retorno acontecerá no dia 12 de fevereiro no Grammy Awards, em Los Angeles, anunciou a rede CBS na terça-feira. 28/08/2011 REUTERS/Danny Moloshok
Foto Divulgação

Laureada pelo Grammy duas vezes, a cantora foi forçada a cancelar sua turnê pelos Estados Unidos no fim de 2011, quando foi submetida a uma microcirurgia nas cordas vocais em Boston, em novembro.

"Estou imensamente orgulhosa de ter sido convidada a me apresentar no Grammy Awards deste ano", disse a cantora, de 23 anos, em comunicado.
"É uma honra absoluta ser incluída em uma noite como essa e, como é a minha primeira apresentação em meses, é muito empolgante e, claro,difícil, mas um ótimo jeito de voltar com tudo."

Adele também deve se apresentar no BRITs, em Londres, em 21 de fevereiro.
O 54o Grammy Awards também contará com a apresentação de Coldplay, Rihanna, Bruno Mars, Paul McCartney, Nicki Minaj e Taylor Swift.

Adele foi indicada para seis prêmios do Grammy este ano: disco do ano, canção do ano e melhor curta por Rolling in the Deep, álbum do ano e melhor álbum de pop vocal por 21 e melhor performance solo pop por Someone Like You.
 



(Reportagem de Mike Collett-White)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.


Museu espanhol encontra cópia da Mona Lisa

O Museu do Prado encontrou em seus arquivos uma cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que acredita-se ter sido pintada ao mesmo tempo que o retrato original no ateliê do artista italiano, segundo uma publicação artística.

 Uma cópia da famosa pintura

A revelação foi feita por uma especialista do museu espanhol em um seminário na Galeria Nacional de Londres há duas semanas, e foi divulgado pela primeira vez na revista The Art Newspaper.

A pinacoteca de Madri confirmou somente que apresentaria a obra no fim de fevereiro, já que ainda está em restauração.

Segundo a revista, o quadro teria sido feito por um pupilo de Leonardo da Vinci ao mesmo tempo em que o mestre pintava sua obra mais famosa, entre 1503 e 1506, mas ficou relegada nos depósitos do Prado por se pensar que era mais uma cópia do famoso retrato exposto no Museu do Louvre.

Análises de raios-x permitiram comprovar que sob um verniz escuro na obra - praticamente do mesmo tamanho que a Mona Lisa autêntica - havia um fundo paisagístico da Toscana parecido ao do quadro original.

Está previsto que o quadro, cuja autenticidade foi comprovada pelo Prado e o Louvre, viaje a Paris, onde ficará exposto temporariamente junto com a obra original.


 

(Por Inmaculada Sanz)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Congresso retoma atividades com agenda cheia em 2012

O plenário da Câmara retoma neste mês a discussão do projeto que cria um fundo de previdência complementar para servidores públicos, o Funpresp. O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garante que há acordo com a oposição para votar a matéria antes do Carnaval. Para isso é necessário limpar a pauta da Casa, trancada por cinco medidas provisórias.
 
CÓDIGO FLORESTAL
Devolvido à Câmara após modificações no Senado em 2011, o controverso projeto de reforma do Código Florestal deve ser submetido ao voto dos deputados em março.
 
ROYALTIES DO PETRÓLEO
A divisão dos royalties pagos pela exploração do petróleo ainda precisa de discussão e não tem data definida para votação. O projeto que redefine a distribuição dos recursos tramita na Câmara e pode ser reenviado ao Senado, se for modificado.
 
MARCO DA MINERAÇÃO
Há expectativa, ainda, que seja enviado para o Congresso o Marco Regulatório da Mineração, que deve estabelecer regras e prazos para a exploração das jazidas, além da alíquotas dos royalties cobrados pela produção.
 
OUTROS PROJETOS
* O novo Código Brasileiro de Aeronáutica, que aumenta o percentual de participação estrangeira em companhias aéreas e estende direitos dos passageiros, também não tem data definida para ser votado. Tramita na Câmara.
* O Congresso terá ainda, durante o ano, que definir uma nova forma de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE), que interfere no rateio dos royalties do petróleo.
 



(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Em Cuba, Dilma diz que direitos humanos são questão multilateral

Apesar de tentar manter a questão de direitos humanos longe da agenda de Dilma, o governo brasileiro colocou as autoridades comunistas da ilha em uma posição delicada na semana passada, ao conceder à blogueira cubana dissidente Yoani Sánchez um visto de turista para que ela visite o Brasil.
Foto Divulgação

Sánchez, uma das vozes mais críticas da blogosfera de Cuba, já recebeu antes outros vistos para viajar ao exterior, mas não obteve a permissão de saída que os cubanos precisam para entrar em um avião.

Questionada sobre as intenções da blogueira, que planeja vir ao Brasil em fevereiro para a estreia de um documentário sobre Cuba, Dilma disse que os procedimentos estão à cargo do governo cubano.

"O Brasil deu seu visto para a blogueira. Agora os demais passos não são da competência do governo brasileiro", disse Dilma.

Na quarta-feira, a presidente viajará ao Haiti, onde tropas brasileiras lideram a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país desde 2004.




 
(Por Hugo Bachega, em Brasília)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Forte crescimento da imigração ao Brasil não preocupa o governo

A nova realidade econômica do Brasil fez com que o país voltasse a ser um lugar atrativo para os estrangeiros morarem e fazerem investimentos, o que levou a um forte crescimento de pessoas com a situação regularizada. Mas se essa nova onda de imigração não assusta o governo brasileiro, ela traz seus riscos e tem suas limitações.

Entre 2010 e 2011, segundo o governo, o contingente de imigrantes vivendo em situação regular no país cresceu em mais de 500 mil, saltando de 961 mil para 1,46 milhão em julho do ano passado.

Uma pequena parte desses imigrantes, cerca de 45 mil, foram anistiados pelo Ministério da Justiça em 2009 e ganharam a autorização de permanência temporária. Desses, 18 mil já requereram a autorização para permanência definitiva no país.

E a expectativa da diretora do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça, Izaura Miranda, é que todos peçam para fixar residência no Brasil.

"(A regularização) é uma vantagem para o governo. Os irregulares não pagam INSS e oneram o SUS. O irregular não paga nenhum imposto, não pode trabalhar, mas sabemos que trabalham", disse Izaura à Reuters.

A maior parte desses anistiados é formada por jovens entre 19 e 30 anos (44 por cento) e do sexo masculino (61 por cento). E a maioria é proveniente da Bolívia, da China e do Paraguai.
 
MERCADO DE TRABALHO
"Há 15 anos, o eldorado para os brasileiros eram os Estados Unidos. Hoje o eldorado para o boliviano é o Brasil", comparou Izaura.

Apesar de tentar manter a questão de direitos humanos longe da agenda de Dilma, o governo brasileiro colocou as autoridades comunistas da ilha em uma posição delicada na semana passada, ao conceder à blogueira cubana dissidente Yoani Sánchez um visto de turista para que ela visite o Brasil.
Sánchez, uma das vozes mais críticas da blogosfera de Cuba, já recebeu antes outros vistos para viajar ao exterior, mas não obteve a permissão de saída que os cubanos precisam para entrar em um avião.

Questionada sobre as intenções da blogueira, que planeja vir ao Brasil em fevereiro para a estreia de um documentário sobre Cuba, Dilma disse que os procedimentos estão à cargo do governo cubano.
"O Brasil deu seu visto para a blogueira. Agora os demais passos não são da competência do governo brasileiro", disse Dilma.
Na quarta-feira, a presidente viajará ao Haiti, onde tropas brasileiras lideram a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país desde 2004.
 


(Por Hugo Bachega, em Brasília)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

PT decide manter Marta Suplicy na vice-presidência do Senado

A bancada do PT no Senado decidiu nesta quarta-feira manter a senadora Marta Suplicy (SP) na vice-presidência da Casa para o ano de 2012, apesar do acordo informal de rodízio estabelecido em fevereiro do ano passado.

Pelo que foi combinado à época, a vice-presidência do Senado passaria neste ano para o atual líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (CE). O rodízio em outras comissões, como a de Assuntos Econômicos (CAE), também não ocorreu.

A reunião, que teve a participação do presidente do PT, Rui Falcão, definiu ainda que o senador Walter Pinheiro (BA), será o novo líder da bancada na Casa.
Segundo uma pessoa presente à reunião, Pimentel fez um discurso bastante inflamado, criticando o não-cumprimento do rodízio.

Um dos argumentos utilizados pelo grupo que queria a manutenção de Marta na vice-presidência é o de que o PT poderia perder a liderança do governo no Congresso para o PMDB.

Marta insistia em permanecer no cargo. Ela abriu mão de lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PT a favor do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad. O nome da senadora chegou a ser cotado para um ministério do governo Dilma Rousseff, saída que acabou não sendo concretizada.
Um assessor do partido disse ainda que pesou na decisão o trabalho para que o senador Delcídio Amaral (MS) permanecesse no comando da CAE.

"A conjuntura atual é distinta", afirmou o senador Humberto Costa (PE), que deixou a liderança do partido, para justificar a decisão da bancada.


 

(Reprtagem de Ana Flor)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Greves atingem obras de estádios de Bahia e Pernambuco para Copa

A exatos 500 dias do início da Copa das Confederações, as arenas de Salvador e Recife, candidatas a receber jogos da competição em junho de 2013, são atingidas por greves de operários e colocam em risco sua participação no torneio que será um teste para a Copa do Mundo de 2014.

 
Foto Divulgação

A greve na capital da Bahia começou na manhã desta terça-feira. Os trabalhadores do consórcio responsável pela construção da Arena Fonte Nova realizaram uma manifestação em frente ao canteiro de obras.
O Sindicato da Construção Civil Pesada (Sintepav) disse que os trabalhadores reclamam de descontos indevidos nos salários e desvios de funções e que seus dirigentes estão em negociação com o consórcio responsável pelas obras, liderado pela Odebrecht.

A direção do consórcio informou em nota que "reafirma o compromisso de respeito aos direitos dos seus colaboradores, permanecendo aberta ao diálogo".
Em Pernambuco, a greve dura uma semana e o consórcio entrou com solicitação de ilegalidade no Tribunal Regional do Trabalho. O pedido será julgado na quinta-feira.

"A paralisação, considerada ilegítima pelo Consórcio Arena Pernambuco, vem comprometendo o cronograma de obras desde a última quarta-feira", disse o consórcio em nota.

Os operários reivindicam, principalmente, aumento salarial e cesta básica, mas o consórcio, também comandado pela Odebrecht, argumenta que um acordo coletivo foi assinado em agosto passado e que somente depois de um ano é que haverá novas negociações.

"Neste acordo, foram definidos em consenso os valores de salário, cesta básica e outros benefícios que vêm sendo atendidos integralmente", afirmou a empresa, acrescentando que a equipe dirigente da obra reuniu-se com lideranças do movimento grevista no início da semana em busca do restabelecimento das atividades e não houve sucesso.

Bahia e Pernambuco estão sujeitas à aprovação final da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) para participarem da Copa das Confederações. O anúncio final da tabela de jogos do torneio e das sedes será em junho. Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza estão confirmadas.  

 


© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

John Terry será julgado em julho por ofensa racial

O capitão do Chelsea e da seleção inglesa, John Terry, será julgado em julho após alegar inocência, nesta quarta-feira, da acusação de insultos racistas feitos contra Anton Ferdinand durante uma partida do Campeonato Inglês, em outubro.



O julgamento, que pode durar até cinco dias, vai ocorrer após a Euro 2012, quando espera-se que Terry será titular da defesa da Inglaterra ao lado do irmão de Anton Ferdinand, Rio.
Terry não compareceu à audiência desta quarta-feira na Corte do Magistrado de Westminster, no centro de Londres.

"Agora que a corte marcou a data do julgamento, o sr. Terry está ansioso pela oportunidade de limpar seu nome", afirmou a empresa de advocacia Grosvenor Law LLP, que representa o jogador, em um comunicado.

"O sr. Terry ficou chocado e enojado pela acusação na época. Ele nega ter feito qualquer afirmação racista e irá dizer no tribunal que não é culpado por nenhuma ofensa. O sr. Terry nunca insultou racialmente outro jogador em toda a sua carreira."

Em dezembro, a Justiça britânica ordenou que Terry fosse processado por "uma ofensa racial pública" por causa de supostos comentários feitos para Anton Ferdinand, durante uma discussão na partida em que o Chelsea perdeu para o Queens Park Rangers.

Terry pode ser multado em 2.500 libras (3.900 dólares) se for condenado, apenas uma fração de seu salário semanal. Entretanto, uma condenação poderia ter impacto em seus lucrativos contratos de patrocínio e em seu relacionamento com os colegas do Chelsea e da seleção.

 


Por Drazen Jorgic
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Contratar Thiago Motta foi uma surpresa, diz Leonardo

O Paris St. Germain se surpreendeu com a decisão do meia brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta de trocar a Inter de Milão pelo clube francês no último dia da janela de transferências de janeiro, disse o diretor esportivo do PSG, Leonardo, nesta quarta-feira.

"Ele é um grande jogador... esse é um grande sinal para a nossa torcida", disse Leonardo em entrevista coletiva. "Estou muito contente por ele ter assinado."
"Thiago vai ganhar menos do que ganhava na Inter. Foi uma surpresa de última hora, até para gente. A vontade dele de vir contou muito."
O jogador da seleção italiana foi a terceira e última contratação do PSG na janela de janeiro, depois dos também brasileiros Maxwell, do Barcelona, e Alex, do Chelsea.

De acordo com reportagens na imprensa francesa, o time líder do Campeonato Francês pagou 10 milhões de euros (13,2 milhões de dólares) por Thiago Motta, de 29 anos.

Desde que foi comprado pelo grupo de investimento Qatar Sports Investment em maio de 2011, o PSG já gastou mais de 100 milhões de euros em novos jogadores, incluindo 42 milhões pagos ao Palermo pelo meia argentino Javier Pastore.

"O PSG é agora o tipo de clube que pode contratar grandes jogadores", disse Leonardo, ex-jogador do time francês e da seleção brasileira e que foi técnico de Motta na Inter de Milão.

 


(Por Gregory Blachier)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.



Tocha olímpica vai chegar à base militar britânica em 18 de maio

A tocha da Olimpíada de Londres deste ano, que deve chegar à Grã-Bretanha em 18 de maio, pousará em uma base militar na Cornualha antes de iniciar a corrida de revezamento que só acabará na cerimônia de abertura dos Jogos, em 27 de julho, mostraram documentos nesta quarta-feira.

Segundo os documentos obtidos pela Reuters, os organizadores dos Jogos estão planejando que a tocha chegue da Grécia na base Culdrose, perto de Helston, em um voo da British Airways, entre 17h30 e 18h30 (horário local).

"A chama olímpica voará até a Estação Aérea Naval Real de Culdrose, perto de Helston, na Cornualha", disseram os organizadores da corrida de revezamento nos documento.
Nas Olimpíadas passadas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, a tocha chegou aos aeroportos comerciais daquelas capitais em vez de em bases militares.

A tocha dos Jogos de Londres será acesa em 10 de maio em Olímpia, na Grécia, local da antiga Olimpíada. Haverá um breve revezamento na Grécia, e a cerimônia da entrega oficial será em Atenas para o início da corrida britânica.

O revezamento de 70 dias da tocha percorrerá 12.800 quilômetros em toda a Grã-Bretanha, passando por 1.018 vilarejos e pelo pico de Snowdon, de 1.085 metros.
A tocha passará por monumentos britânicos, viajando por barco, bonde, teleférico, balão, trem a vapor e até mesmo em um sidecar de moto na Isle of Man.

 


Por Karolos Grohmann
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Hamilton brinca sobre Massa em apresentação do novo McLaren

Lewis Hamilton fez piada da série de acidentes entre ele e o brasileiro da Ferrari Felipe Massa no ano passado após ajudar seu companheiro de equipe, Jenson Button, a tirar a capa do novo carro da McLaren para a próxima temporada da Fórmula 1, nesta quarta-feira.

Apontando para os espelhos retrovisores redesenhados do carro prateado MP4-27, o campeão mundial de 2008 brincou que a melhor visão da parte traseira seria boa tanto para ele quanto para Massa, com quem Hamilton viveu uma temporada de desavenças em 2011.

"Mudamos os espelhos retrovisores, então espero poder ver um pouco melhor", disse Hamilton, que elogiou as novas linhas mais suaves e harmoniosas do novo carro de motor Mercedes. "Felipe ficará contente com isso."
O novo carro não tem o novo "calombo" no bico que alguns especialistas acreditam que será uma tendência das equipes este ano, depois que a Caterham apresentou na semana passada seu novo carro com um "bico de ornitorrinco" que foi considerado feio.
"Este é um carro bonito. Muitos carros que vocês vão ver não serão", disse Button.

Hamilton concordou com a boa aparência do carro, e disse que ele deve ser capaz de cumprir as expectativas.
"Acho que ele parece fantástico. Acho que provavelmente é o carro de aparência mais refinada que já tivemos", disse o piloto, de 27 anos. "Quando o carro parece bom, normalmente ele é bom."
Hamilton e Button, o campeão mundial de 2009 e vice-campeão do ano passado, venceram juntos três corridas em 2011, mas a Red Bull conquistou os títulos de pilotos e construtores.

A McLaren, que não conquista um título de construtores desde 1998, terminou como vice-campeã após apresentar um carro que não cumpriu as enormes expectativas de seu lançamento.
A temporada 2012, que começa na Austrália em 18 de março, terá uma corrida a mais este ano, no Texas, e pela primeira vez seis campeões estarão no grid de largada, agora que o finlandês Kimi Raikkonen voltou à F1.

 


Por Alan Baldwin
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Setor manufatureiro dos EUA acelera em janeiro-ISM

O ritmo de crescimento do setor manufatureiro dos Estados Unidos acelerou em janeiro a seu nível mais alto desde junho, puxado pela melhora no componente de novas encomendas, de acordo com um relatório do setor divulgado nesta quarta-feira.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou que seu índice nacional de atividade fabril subiu para 54,1 em janeiro, ante leitura revisada para 53,1 um mês antes. O número, no entanto, ficou abaixo da expectativa de 54,5.

Leituras acima de 50 indicam expansão no setor manufatureiro.
O componente de novas encomendas avançou a 57,6, contra 54,8.

 


(Reportagem de Leah Schnurr)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Moagem de cana do centro-sul até 16/1 soma 492,7 mi t, diz Unica

A moagem de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil na safra 2011/12, que está praticamente finalizada, somou 492,7 milhões de toneladas até 16 de janeiro, queda de 11,4 por cento ante 2010/11, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) nesta quarta-feira.

Segundo a entidade, a produção de açúcar do centro-sul no período somou 31,2 milhões de toneladas, volume 6,8 por cento menor na comparação com igual momento na safra 2010/11.

Já a produção total de etanol (hidratado mais anidro) da região, que responde por quase 90 por cento da safra brasileira, alcançou 20,6 bilhões de litros até 16 de janeiro, queda de 18,7 por cento ante 2010/11.

A produção do etanol hidratado -usado nos carros flex fuel- foi 29 por cento menor que em igual período do ciclo anterior, totalizando 12,7 bilhões de litros.
No caso do etanol anidro -que é misturado à gasolina-, houve um crescimento de 5,8 por cento se comparado com mesmo intervalo de 2010/11, e a produção somou 7,9 bilhões de litros até o dia 16 de janeiro.

Na primeira quinzena de janeiro 10 usinas estavam operando, e apenas cinco unidades produtoras devem manter a moagem da cana nos próximos 15 dias.
O diretor da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que "o volume de cana a ser processado neste início de ano é residual".

A importação de etanol anidro pela região centro-sul no período acumulado entre abril e a primeira quinzena de janeiro totalizou 790,4 milhões de litros.
Condições climáticas e a baixa produtividade dos canaviais brasileiros reduziram a safra de cana, levando o setor a registra a primeira retração na produção em mais de uma década.

Já as vendas de etanol pelas unidades produtoras da região centro-sul totalizaram 627,06 milhões de litros nos primeiros 15 dias de janeiro, dos quais 8,04 milhões de litros foram exportados.

 


(Reportagem de Marcelo Teixeira e Fabíola Gomes)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Balança comercial tem déficit recorde em janeiro

A balança comercial brasileira registrou em janeiro o primeiro déficit mensal em dois anos e o maior da história para este mês, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta quarta-feira.

No mês passado, o saldo ficou negativo em 1,291 bilhão de dólares, segundo o ministério, o primeiro número mensal no vermelho desde janeiro de 2010, quando o déficit havia ficado em 181 milhões de dólares. Em dezembro, houve superávit de 3,815 bilhões de dólares.

O maior saldo negativo para meses de janeiro havia sido registrado em 1998, quando o déficit ficou em 724 milhões de dólares.
As exportações somaram em janeiro passado 16,142 bilhões de dólares, com as importações chegando a 17,433 bilhões de dólares, consolidando um cenário mais restrito para as vendas externas diante da crise internacional.

A secretária de Comércio Exterior do ministério, Tatiana Prazeres, não divulgou uma meta de exportações para 2012, mas informou apenas que espera que as vendas externas deste ano, pelo menos, repitam o desempenho de 2011. No ano passado, as exportações ficaram em 256 bilhões de dólares.

"(Este ano) será um ano difícil para o comércio exterior brasileiro. A crise internacional explica os resultados do mês de janeiro", afirmou a secretária, acrescentando que a pequena expansão das exportações ocorreu por conta da retração de mercados consumidores, especialmente na União Europeia (UE), para onde as vendas caíram mais de 20 por cento em relação a janeiro de 2011.
 



(Por Tiago Pariz)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Embarque de soja do Brasil sobe em janeiro; café cai

As exportações de soja do Brasil em janeiro somaram 1 milhão de toneladas, crescimento expressivo na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o país embarcou 208 mil toneladas, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quarta-feira.

Os embarques da oleaginosa do Brasil no mês passado ainda foram relativamente fortes, considerando que o país (segundo produtor global) está apenas começando a colher a nova safra, porque a colheita da temporada anterior foi recorde.

Em relação a dezembro, quando o volume remanescente da safra passada era um pouco maior, os embarques apresentaram queda de cerca de 500 mil toneladas.
Já as exportações de café verde do Brasil, o maior exportador e produtor global, somaram 1,95 milhão de sacas, queda na comparação com dezembro (2,6 milhões) e ante janeiro de 2010 (2,58 milhões), após o país ter colhido uma safra menor - ano de baixa do arábica - na safra passada.

Os embarques de açúcar bruto somaram 950,7 mil toneladas, ligeiro crescimento na comparação com o mesmo mês de 2011 (895 mil toneladas), mas queda ante dezembro (1,46 milhão de toneladas).

Os embarques de carne bovina in natura do Brasil totalizaram 62,4 mil toneladas em janeiro, praticamente estável contra dezembro(63,1 mil toneladas), mas com um crescimento ante janeiro de 2011 (51,8 mil toneladas), de acordo com a Secex.

As exportações brasileiras de carne de frango in natura somaram 293,7 mil toneladas em janeiro, ante as 319,9 mil toneladas embarcadas em dezembro, mas ainda com um crescimento ante janeiro do ano passado (267,8 mil t).

 

(Por Roberto Samora e Patrícia Monteiro)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

AMR quer demitir até 14 mil empregados e cortar custos em US$2 bi

A AMR, controladora da American Airlines e que pediu concordata em novembro, quer cortar custos em mais de 2 bilhões de dólares anualmente, com mais de metade das economias vinda de empregados, disse a empresa nesta quarta-feira.
A companhia pode demitir entre 12 mil e 14 mil funcionários como parte do plano. Segundo fontes a par do assunto, os cortes de empregos na American Airlines foram detalhados por executivos em encontro com sindicatos nesta quarta.

O presidente-executivo da empresa, Tom Horton, deu a notícia sobre o valor pretendido em economias em uma carta a empregados sobre a estratégia de negócios para competir com rivais dos Estados Unidos que tomaram atitudes parecidas em anos recentes para reduzir suas operações e melhorar seus balanços.

A American Airlines tem dito que seus custos trabalhistas são mais altos do que os das outras empresas do setor nos EUA.

Horton disse que a companhia aérea tinha como objetivo reduzir custos anuais em 2 bilhões de dólares, incluindo 1,25 bilhão de dólares em despesas relacionadas a empregados. A American Airlines também planeja reestruturar dívidas e arrendamentos de aviões, assim como aposentar aeronaves mais antigas.
O total de custos relacionados a empregados será reduzido em cerca de 20 por cento em todos os setores da empresa, incluindo a área administrativa.

A American também pretende gerar 1 bilhão de dólares por ano em receita nova por meio de mudanças em sua malha aérea, na utilização da frota e com melhoria de produtos.
 


(Por Kyle Peterson)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Ações na Europa fecham em forte alta com dados de manufatura

As ações europeias atingiram suas máximas em seis meses nesta quarta-feira, na medida em que dados econômicos encorajadores elevaram a confiança, enquanto os papéis dos bancos italianos fecharam com ganhos depois que o banco central da Itália tornou mais fácil que eles recomprem sua própria dívida híbrida para reforçar sua base de capital.

O índice FTSEurofirst 300 index das principais ações europeias fechou em alta de 1,9 por cento, aos 1.056 pontos, depois de atingir sua máxima desde o começo de agosto.

Dados mostraram que o ritmo de crescimento no setor manufatureiro dos Estados Unidos se acelerou em janeiro para seu nível mais alto desde junho, já que as novas encomendas aumentaram. Mais cedo, indicadores mostraram que o setor manufatureiro da China não está mais se contraindo.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com alta de 1,92 por cento, a 5.790 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX saltou 2,44 por cento, para 6.616 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,09 por cento, a 3.367,46 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib registrou alta de 2,76 por cento, para 16.264 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 2,2 por cento, a 8.696 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 0,66 por cento, para 5.360 pontos.




(Reportagem de Harro ten Wolde)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

TCU aprova edital do leilão de aeroportos

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o edital do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, marcado para a próxima segunda-feira, 6 de fevereiro.

O aval do TCU era o que faltava entre as esferas do governo, depois que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) rejeitou, na terça-feira, os pedidos de impugnação do edital do leilão.
 


(Reportagem de Leonardo Goy)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

iPhone ganha teclado portátil sem fio que vira estojo

Aparelho tem conexão Bluetooth e funciona em Android, no PC e no PS3.
Acessório é vendido no Japão por cerca de R$ 160.

Teclado sem fio para iPhone (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A fabricante japonesa Elecom anunciou um pequeno teclado sem fio para iPhone, que permite digitar e-mails, mensagens e textos mais rapidamente. O acessório, que se conecta ao aparelho por meio de conexão Bluetooth, possui uma capa que protege as teclas de sujeira e arranhões e, quando aberta, serve de apoio para o smartphone da Apple. Com apenas 96 gramas de peso, o teclado é compatível, ainda, com o console PlayStation 3, celulares com sistema operacional Android e PCs com Linux, Mac OS X e Windows. O acessório é vendido apenas no Japão por cerca de R$ 160

 


Globo.com

Empresa vende pincéis para tablets e smartphones

Pincéis funcionam em dispositivos com telas sensíveis ao toque.
Fabricante diz que produtos são feitos com cerdas reais e sintéticas.

A nomadbrush se especializa em pincéis que funcionam em tablets e smartphones com telas sensíveis ao toque. O Nomad Compose, na foto, tem duas pontas: a de pincel, feita com cerdas reais e sintéticas, e a de stylus, que serve como caneta para o dispositiv (Foto: Divulgação)
A nomadbrush se especializa em pincéis que funcionam em tablets e smartphones com telas sensíveis ao toque. O Nomad Compose, na foto, tem duas pontas: a de pincel, feita com cerdas reais e sintéticas, e a de stylus, que serve como caneta para o dispositivo. Custa US$ 40 (Foto: Divulgação)

 O Nomad Mini tem 11,43 centímetros e é voltado a smartphones e custa US$ 20 (Foto: Divulgação)
O Nomad Mini tem 11,43 centímetros e é voltado a smartphones e custa US$ 20 (Foto: Divulgação)
 Os pincéis da série Nomad Play são coloridos e voltados a crianças, custando de US$ 18 a US$ 26 (Foto: Divulgação)
Os pincéis da série Nomad Play são coloridos e voltados a crianças, custando de US$ 18 a US$ 26 (Foto: Divulgação)



Globo.com

Microsoft lança sensor de movimentos Kinect para o PC

Acessório custa US$ 250, cerca de US$ 100 a mais que para o Xbox 360.
Empresa diz que ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/304x0/2012/02/01/tjs3l4ev.jpg
Kinect para o Windows chegou ao mercado
norte-americano nesta quarta-feira (1º)
(Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft lançou nesta quarta-feira (1º) a versão para PC do Kinect, acessório da empresa que capta o movimento dos usuários e o transfere para as aplicações, dispensando o uso de teclado, mouse e telas sensíveis ao toque. O aparelho, que ainda não tem previsão de venda para o Brasil, segundo a empresa, é vendido nos Estados Unidos por US$ 250.

O valor é US$ 100 a mais do que o mesmo aparelho para o videogame Xbox 360. O Kinect para o console foi lançado em 2010 é dispensa o uso de joystick ao captar o movimento dos jogadores.
Durante o evento Consumer Electronic Show (CES), realizado no início de janeiro em Las Vegas, Steve Ballmer, presidente da Microsoft, anunciou o lançamento da versão para PC do Kinect. Com o acessório disponível, tanto a companhia quanto outras desenvolvedoras de programas podem criar aplicações e games que fazem uso de movimentos.
 
Mudanças após testes
Segundo a Microsoft, após alguns meses de testes na versão beta do Kinect para Windows, o sistema chega com suporte para até quatro aparelhos conectados no mesmo computador, melhorias no rastreamento do usuário, identificação de objetos e movimentos a 40 cm de distância e melhorias no reconhecimento de fala.
 


Globo.com

Novo presidente-executivo assume cargo em abril, diz Sony

Atual vice-presidente da companhia, Kazuo Hirai, assumirá o cargo.
Hirai entrará no lugar de Howard Stringer, que permanecerá no conselho.


A Sony informou nesta quarta-feira (1º) que o atual vice-presidente da companhia, Kazuo Hirai, assumirá o cargo de presidente-executivo da empresa em 1º de abril, no lugar de Howard Stringer, que permanecerá como presidente do conselho.
A mudança acontece em um momento no qual a empresa busca reconquistar sua posição de liderança em produtos eletrônicos de consumo.

A Sony já havia indicado em março que Hirai seria o sucessor de Stringer, ao promovê-lo a chefe do setor de produtos de consumo e serviços, que respondem pela maior parte das vendas anuais de 85 bilhões de dólares da Sony.
A imprensa japonesa informou, no começo do mês passado, que a mudança de comando aconteceria por volta de abril.


 
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Dicas para comprar câmera digital

Saiba o que levar em conta em termos de preço, megapixels e memória.
Mercado de câmeras cresceu 26% no Brasil em 2011.


A câmera fotográfica digital segue como objeto de desejo do brasileiro, ao menos de acordo com pesquisas feitas pelos usuários no Google no ano de 2011. Segundo dados levantados pela gigante de buscas, "câmera" foi o produto mais pesquisado durante o ano, na seção de compras. O assunto também colocou em evidência marcas como Sony, Samsung, Canon, Nikon, Kodak e Fujifilm.

No Brasil, houve crescimento de 26% em vendas de câmeras quando se comparam os 11 primeiros meses de 2011 e o mesmo período em 2010, de acordo com dados da empresa de consultoria GFK RT, que faz medições do mercado. Durante os meses pesquisados, foram vendidas 4,4 milhões de câmeras no país.
O G1 foi a lojas de eletrônicos em São Paulo e reúne abaixo dicas para uma boa compra. “As pessoas geralmente perguntam sobre quantidade de zoom, números de megapixels, memória”, explica Kelly Camargo, da Fast Shop. Veja abaixo o que considerar nesses temas.
 
Preço
“O preço médio de uma câmera hoje, principalmente falando das compactas, está na faixa de R$ 400 no país”, explica Alex Ivanov, diretor responsável pelo mercado de foto da consultoria GFK. Nas lojas visitadas pelo G1, a mais barata custava R$ 190 (uma câmera da Kodak a pilha).
O modo com o qual a câmera é alimentada –se a pilha ou bateria- pesa no preço. Além disso, a diferenciação pode ser feita por fatores como o número de megapixels, marca e funções extras, como a gravação de filmes e os modos de foto pré-prontos.

Pilha ou bateria?
A câmera a pilha tem a vantagem de ser mais barata. Os contras, segundo especialistas, são o menor número de opções de modelos, o menor número de funções na máquina e a duração menor da carga. Em uma unidade da Fnac, por exemplo, havia apenas uma compacta a pilha para venda, da Canon, por R$ 249, sem estabilizador de imagem ótico e com resolução de filmagem VGA. A poucos metros era possível ver uma Panasonic, a bateria, por R$ 300, com recursos melhores de estabilização de imagem e filmagem.
A maioria das câmeras já é vendida com pilha ou a bateria e o carregador, mas é preciso considerar o custo com reposição. No geral, as pilhas recarregáveis funcionam por até 500 recargas. Na internet, o G1 encontrou um par AA recarregável por R$ 25. Baterias avulsas para máquinas como a da Sony foram encontradas por R$ 120, com garantia de 12 meses.
 
Megapixels
A cada ano são lançadas câmeras com mais megapixels. Na cabeça do consumidor, isso ainda está atrelado à qualidade do equipamento, afirmam os vendedores entrevistados. “Mas a boa foto está em outros fatores”, diz Leandro Franço, da loja Arena. Na verdade, o número de megapixels tem mais relação com o tamanho das fotos.

A maioria das câmeras vistas nas lojas em São Paulo traz, no mínimo, 12 Mpixels de resolução máxima, o que pode gerar imagens a serem ampliadas a até 36x24 centímetros, com resolução de 300 DPI (a resolução trata de quantos pontos por polegada serão colocados na foto).
Na verdade, para revelar fotos em 10x15 centímetros, tamanho básico, basta configurar a câmera para um mínimo de 2 Mpixels ou 3 Mpixels. Nas redes sociais, é possível postar fotos com menos pixels, mas os 2 Mpixels também são uma resolução boa para fazer uma foto grande e colocar no topo de sua Timeline, o novo perfil do Facebook, por exemplo.

Zoom
Quem vai fazer fotos em viagens ou em eventos de família também se preocupa com a quantidade de zoom das câmeras. “Normalmente o zoom de 3 ou 4 vezes já é legal para qualquer tipo de foto. Até mesmo em um show, o fotógrafo que quer ir além disso deve mesmo é chegar mais perto do palco”, explica o professor Leite.
Ele alerta para o fato de que, quanto maior o zoom, maior é a probabilidade de o fotógrafo amador obter uma foto tremida depois do clique. “A máquina acaba ficando desestabilizada”, diz.
O zoom que acompanha as câmeras digitais atualmente também depende muito da lente que equipa a máquina, por isso observar o item contribui na hora de fazer imagens mais de perto.
Também é preciso saber se o zoom disponível é ótico ou digital, e comparar as imagens feitas nas duas opções. Segundo Leite, deve ser dada preferência pelo zoom ótico. “[O zoom digital] pega o centro da foto e amplia digitalmente. Ela acaba saindo distorcida”, afirma.
 
Lentes
As lentes estão mais diretamente ligadas à qualidade das fotos e à capacidade do zoom das máquinas. A dica principal é escolher lentes de marcas reconhecidas no mercado, como Carl Zeiss, Leica e as de fabricação própria da Sony, da Nikon e da Canon.
Para quem quer comprar uma máquina mais profissional, uma tendência do mercado é a câmera compacta com lentes intercambiáveis, explica Ivanov, da consultoria GKF. “O grande diferencial do mercado que vi na CES [maior feira de tecnologia do mundo, que aconteceu no início de janeiro em Las Vegas] foram essas câmeras. Alguns fabricantes brasileiros já estão apostando nesse nicho, que permite que o comprador tenha uma câmera compacta com os recursos básicos de uma profissional”, afirma.
 
Memória
Também é preciso ficar atento se a máquina digital já vem com um cartão de memória grande o suficiente para suas necessidades. Kelly Camargo, da Fast Shop, explica que um cartão de 2 gigabytes é suficiente para quem pretende revelar as fotos depois.
Fazendo fotos com uma resolução de 3 Mpixels, que é do tamanho 10x15 centímetros, dá pra armazenar 1.500 imagens em um cartão de 2 Gbytes”, explica a vendedora. Em viagens mais longas, uma dica é adquirir um cartão extra ou de maior tamanho de armazenamento. Na maioria das lojas, dá para encontrar cartões de até 64 Gbytes.
Outra dica é dar preferência pelas câmeras que são alimentadas por um cartão no formato SD, já que ele é mais fácil de encontrar no mercado, tem preços mais acessíveis e é o mais usado pelas máquinas. Assim, ao adquirir uma câmera nova, é possível usar um cartão antigo.
 
Funções extras
Quem já escolheu a lente e a quantidade de megapixels procura o que a câmera pode oferecer a mais para ajudar na obtenção na melhor imagem. “Quem conhece, pede câmera que faz foto panorâmica e isso é um diferencial da máquina”, explica Leandro Franço, da loja Arena.

A panorâmica permite fazer longas fotos horizontais de cenários e é importante checar se a câmera faz a montagem da automaticamente –em alguns casos, o ajuste das imagens em panorâmica é manual.
Outra função de destaque é o modo automático, com o qual a própria câmera faz os ajustes necessários para bater a melhor foto de acordo com a ocasião. Além do automático, é importante verificar se a câmera já tem algumas configurações pré-prontas de cenários para quando você quer fazer uma foto com pouca luz ou de uma criança em movimento, por exemplo.
Uma busca recorrente nas lojas é pelas câmeras que trazem uma tela extra na parte da frente para que o usuário faça uma foto de si mesmo. Algumas das câmeras também se diferenciam por tecnologias que fazem a detecção de rostos ou sorrisos.
Além das funções para bater a foto, é importante checar se as máquinas oferecem meios mais simples de compartilhar as imagens em redes sociais. Algumas lojas brasileiras já oferecem modelos que podem ser conectados a uma rede Wi-Fi para fazer a transmissão de dados.
 
Design
Cor e formato também são preocupações dos compradores na hora de adquirir uma câmera. “Estamos vendo uma tendência de personalização das câmeras no mercado”, aponta Ivanov, da GFK.
Os vendedores concordam que o preto e o prata ainda são as cores mais populares, mas o rosa está quase no mesmo nível. “As variações de rosa hoje já são tão populares quanto o preto e o prata”, diz Onorato, da Sony.
Franço, da Arena, revela que as cores fazem muita diferença na hora da venda “A rosa e a prata saem mais para as mulheres. A Sony enviou uma leva com vários cores e as coloridas são as primeiras a ir embora”, afirma. “Mulher gosta muito de câmera. Elas preferem as coloridas e finas, para caber no bolso”, completa William Weffort, que vende câmeras na Fnac. Em uma comparação feita em sites de compras, as câmeras coloridas não se mostraram mais caras que as pretas.

Garantia
Na hora da compra, é importante verificar a garantia do produto, segundo Pedro Henrique, da loja Pola Pilha. “É uma das quatro principais preocupações de quem compra aqui”, explica. É preciso verificar qual a duração e se há possibilidade e interesse de extensão do prazo com o pagamento de uma taxa extra.
Ao fazer compras fora do país, fique atento à política de garantia das empresas. Às vezes, as companhias só oferecem assistência no país em que o equipamento foi comprado. Em alguns casos, é possível comprar garantia internacional, válida em todos os países.


Amanda Demetrio Do G1, em São Paulo

Fundadores do Pirate Bay são condenados à prisão na Suécia

Justiça do país negou apelação feita pelos criadores do site.
Pirate Bay é usado para compartilhar arquivos Torrent.


Três fundadores do Pirate Bay foram condenados à prisão em uma decisão da Justiça da Suécia divulgada nesta quarta-feira (1). Peter Sunde, Fredrik Neij e Carl Lundström tiveram uma apelação negada pela Suprema Corte do país, segundo um post em um blog do próprio site.

Eles responderam pela acusação de infração de direitos autorais ao criar o Pirate Bay, endereço que permite a busca e o compartilhamento de arquivos no formato Torrent.

“Nossos três amigos e irmãos de sangue foram sentenciados à prisão, mas isso soa pior do que realmente é. Nenhum deles mora mais na Suécia, então eles não irão à prisão. Eles são tão livres hoje quanto eram ontem”, informou um post publicado no blog do Pirate Bay.

Os responsáveis pela manutenção do site atualmente afirmam as pessoas que cuidam do endereço mudaram ao longo dos anos: “Nenhum ser humano com sanidade aguenta esse tipo de pressão por oito anos.”

A condenação inicial dos fundadores foi em abril de 2009, quando determinou-se que eles deveriam ficar um ano presos e pagar a indenização de 3,3 milhões de euros. Eles foram considerados cúmplices de um delito por proporcionar a tecnologia necessária para promover downloads que seriam ilegais.
De acordo com o blog TorrentFreak, em novembro de 2010, o caso foi levado à Corte da Suécia, que também decidiu que as três pessoas por trás do Pirate Bay eram culpadas. Buscando reverter a sentença, os três pediram uma audiência extra sobre o caso com a Suprema Corte do país, mas a apelação foi negada nesta quarta-feira. Agora, diz o TorrentFreak, a decisão é final.

No comentário sobre a decisão, a equipe que mantém o Pirate Bay atualmente fez uma crítica às tentativas de criação de projetos de lei para “controlar” a internet como o Sopa e o Pipa –dois projetos de lei norte-americanos que geraram protestos na internet. “Vocês acham que eles vão parar com o Sopa, o Acta e o Pipa? Eles não irão. Porque você não vai parar de compartilhar seus arquivos e nós não vamos ficar fora do ar. Ninguém pode voltar no tempo”, disse o comunicado no Pirate Bay.

Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar no dia 19 de janeiro, sob acusações de facilitar o compartilhamento ilegal de arquivos. Foram presos o fundador do site, conhecido como Kim Dotcom, e outros três executivos da companhia.
Peter Sunde

Um dos condenados à prisão, Peter Sunde, afirmou em seu blog que “não estava surpreso” com a decisão. “O Pirate Bay foi um dos movimentos mais importantes na Suécia pela liberdade de expressão, trabalhando contra a corrupção e a censura. Nós acabamos com o monopólio da informação”, disse, após saber da decisão. “Eu não vi a indústria do entretenimento ajudar alguém que não sejam eles mesmos.”

“Eu só apenas um dos milhões que luta contra isso [a tentativa de controle da web]. Mesmo que o resultado seja desfavorável à minha situação pessoal, o objetivo final pelo qual estamos lutando é muito mais importante do que as lutas pessoais de algumas pessoas”, afirmou. “Estou muito orgulhoso do que fiz e não mudaria em nada meu envolvimento de nenhuma maneira. Na verdade, acho que poderia ter feito mais. E farei.”


 

Globo.com

Chefe da ONU pede gesto amistoso de Israel aos palestinos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na quarta-feira ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que ofereça gestos de boa vontade aos palestinos, para levar à retomada do processo de paz.

Em entrevista coletiva ao lado de Ban, Netanyahu não deu sinais de que irá ceder ao apelo do secretário-geral, que reiterou seu apelo para que Israel evite "mais colonização" na Cisjordânia ocupada.

Ban e Netanyahu se reuniram um dia depois de o premiê israelense ser reconduzido à liderança do partido direitista Likud, derrotando com cerca de 75 por cento dos votos um rival ultranacionalista.

"Este é o momento para demonstrar mais liderança a fim de assegurar que as negociações continuem, já que o sr. foi reeleito líder do partido Likud e vai continuar por mais um mandato", disse Ban na entrevista coletiva.

Ele disse ter discutido com Netanyahu "formas significativas" de manter um diálogo com os palestinos, que na segunda-feira acusaram Israel pelo fracasso de discussões preparatórias na Jordânia com vistas à retomada do processo de paz, abandonado em 2010 por causa da recusa israelense de renunciar à atividade colonizadora.

"Também pedi fortemente ao governo de Israel que aja com um espírito construtivo e ofereça gestos de boa vontade que criem uma dinâmica positiva", disse Ban, que mais tarde se reuniria com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

 

(Por Jeffrey Heller)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.


Documentos mostram como ricos influenciam eleição nos EUA

Os grupos conhecidos como "Super PACs" arrecadaram mais de 42 milhões de dólares para apoiar os pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos em 2011, de acordo com documentos de campanha que mostram como as novas regras de doação permitem que relativamente poucos norte-americanos ricos moldem a disputa.

Os relatórios apresentados à Comissão Federal Eleitoral (FEC na sigla em inglês) na noite de terça-feira dão uma imagem vívida do impacto de uma decisão da Suprema Corte norte-americana em 2010 que permite doações ilimitadas aos comitês de ação política (os PACs), grupos que legalmente são separados dos candidatos apoiados por eles.

Os relatórios mostraram por que o Super PAC que apoia o republicano Mitt Romney (à frente nas pesquisas), chamado Restore Our Future, tem tido tanta força na campanha - em boa parte patrocinando anúncios atacando Newt Gingrich, o principal rival republicano de Romney.
O Restore Our Future arrecadou 30 milhões de dólares em 2011 e tinha quase 24 milhões de dólares no banco no fim do ano.

O grupo gastou uma grande parcela desse dinheiro no mês passado na Flórida, onde se atribui que a campanha contra Gingrich tenha contribuído para a vitória de Romney na primária de terça-feira. A Flórida foi o mais recente Estado a escolher um candidato republicano para desafiar o presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro.

Os recursos financeiros do grupo pró-Romney impediram o crescimento dos PACs apoiando os outros pré-candidatos republicanos, assim como o grupo que apoia Obama. O grupo pró-Obama, chamado Priorities USA, arrecadou 4,2 milhões de dólares no ano passado e tinha 1,5 milhão de dólares no banco no dia 31 de dezembro.

A disparidade no financiamento dos grupos sugere que o PAC que apoia Romney poderá ajudar o ex-governador de Massachusetts a superar a formidável vantagem na arrecadação de fundos da campanha de Obama caso os dois se enfrentem na eleição geral de novembro. As contribuições às campanhas dos candidatos são limitadas a 2,5 mil dólares por doador.



Por John Whitesides
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Governo do Paquistão recebeu pacote com antraz, diz porta-voz

Um pequeno pacote remetido em outubro ao gabinete do primeiro-ministro paquistanês continha uma pequena quantidade de esporos de antraz, potencialmente letais, disse um porta-voz na quarta-feira.

"A equipe de segurança ficou desconfiada do pacote", afirmou Akram Shahidi à Reuters. "Após testes em laboratório, determinou-se que era antraz."

Não houve relatos de vítimas. O pacote foi despachado da localidade de Jamshoro, na província do Sindh (sul), para o departamento que lida com queixas destinadas ao premiê Yusuf Raza Gilani, e que funciona num prédio à parte do escritório dele.

Militantes islâmicos cometem frequentes ataques com explosivos e armas de fogo contra membros do governo e das forças de segurança do Paquistão, mas relatos de atentados biológicos eram inéditos até agora.
A inalação dos esporos do antraz, que podem ser produzidos em laboratórios modestos, é capaz de causar paradas respiratórias fatais em mais de 90 por cento das vezes, caso não haja tratamento imediato.

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, veículos de comunicação e políticos norte-americanos receberam pacotes com antraz, que afetaram 17 pessoas e mataram 5. Uma investigação apontou que um cientista do Exército havia cometido esses ataques. O cientista se suicidou em 2008, antes de ser indiciado.
 


(Por Sheree Sardar)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Autoridades francesas pedem regras mais duras na Europa após PIP

Autoridades de saúde da França cobraram nesta quarta-feira controles de segurança mais rígidos nos equipamentos médicos da Europa, após o susto mundial envolvendo próteses mamárias francesas feitas com silicone de baixa qualidade.

O departamento de saúde e sua agência reguladora enviaram um relatório para o ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, com recomendações baseadas em uma investigação de quase dois anos sobre a empresa Poly Implant Prothese (PIP), a produtora dos implantes mamários com problemas, atualmente extinta.

Os dois órgãos citaram lapsos da França e da União Europeia que permitiram à PIP preencher os implantes com um gel de silicone caseiro, ao invés do silicone médico que afirmava usar.

Em março de 2010, a agência reguladora AFSSAPS começou as investigações e descobriu a fraude.

O relatório apontou a necessidade de se fazer visitas de surpresa aos locais de produção, melhorar a comunicação entre a saúde nacional e as agências regulatórias e de um método mais simples para cirurgiões alertarem as autoridades sobre suas preocupações com os itens médicos.

O governo e as agências externas também precisam se comunicar melhor para que os problemas que ocorrerem com os equipamentos em um país sejam avisados para as autoridades de saúde de outros países.

Em dezembro, autoridades de saúde da França recomendaram que 30 mil mulheres com próteses da PIP no país fossem operadas para removê-las.
O fundador e presidente da PIP, Jean-Claude Mas - que afirma que o seu gel de silicone não era perigoso para as mulheres - foi preso na semana passada e enfrenta acusações por causar danos físicos.
(Por Alexandria Sage e Natalie Huet)


© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.