Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

domingo, 12 de fevereiro de 2012

UVA: Aroma, Sabor, Riqueza e Saúde

A fruta que envolve renda, turismo, tradição e prazer
Por Guilherme M. Mirinidba | Curitibocas 
 

Mesmo com tamanha industrialização e avanços tecnológicos no cenário econômico brasileiro, não podemos negar que a primeira mola propulsora da economia nacional se deu pela agricultura desde os séculos passados. Até hoje o campo é responsável por grande parcela das exportações e também da manutenção de um mercado interno repleto de variedades alimentícias, que agradam paladares, garantindo nossa sobrevivência e saúde.

Um desses produtos agrícolas que ajuda a movimentar a economia do Brasil e de vários países a tanto tempo, não é nativa de nossas terras mas se adaptou muito bem ao nosso clima. Originária da Europa e Oriente Médio, o fruto da videira, conhecido cientificamente como Vitis vinífera e popularmente como uva, é largamente admirada pelo sabor e doçura.

Onde tudo começou
Registros históricos apontam que desde o período Neolítico (10.000a.C. até 3.000a.C.), já se cultivavam espécies de videiras nas terras temperadas de regiões do Egito e Ásia Menor. Os frutos eram espremidos e originavam uma admirada bebida. Aproximadamente no ano 6.000a.C. os europeus começaram a usar em larga escala essa bebida em festas populares e celebrações divinas. Feito da fermentação de uvas sem que lhe sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes, surgia o que hoje conhecemos como vinho. 

Elevando o espírito e intoxicando os sentidos, o vinho já transformou príncipes em plebeus, deuses foram criados em sua homenagem, tanto na mitologia grega como Dionísio e na mitologia romana o deus Baco, ambos representavam o vinho. Até o cristianismo se rendeu ao uso da bebida em alguns rituais e sacramentos para simbolizar o sangue de Cristo em seu sacrifício, figura central do cristianismo.

Pela influência dos povos romanos e gregos, a civilização ocidental acabou incorporando o vinho em sua cultura e economia. Na América pré-colombiana existiam algumas variedades nativas de uvas selvagens, mas não eram utilizadas como no velho mundo. No Brasil a introdução do cultivo se deu apenas três décadas após serem descobertas nossas terras, ou seja, por volta de 1535 na Capitania de São Vicente, localizada nas terras que hoje pertencem ao estado de São Paulo. Mas a expansão do cultivo da uva se deu pela migração Italiana para São Paulo e Região Sul, atualmente essa última região é a maior produtora nacional de vinhos e derivados da uva.

Maravilha Moderna
Antes amassadas pelos pés de camponeses e escondido nos subterrâneos, é hoje colhido e processado por máquinas, e fermentado em modernos barris de carvalho ou inox, o vinho continua sendo uma das bebidas mais admiradas e conhecidas da humanidade.

Da fruta altamente energética se produzem além do vinho, diversos produtos como geléias, sucos e também empresta seu sabor a outros tantos alimentos de nossa cozinha moderna, como biscoitos, sorvetes, gelatinas, balas e chicletes que fazem a alegria de crianças e adultos, além de ser consumida também é claro, ao natural, está presente na mesa de boa parte dos brasileiros.

Nas regiões produtoras a época da colheita marca o inicio da temporada de fabricação de sucos e vinhos. Festas e comemorações ocorrem nas cidades e no campo, todos querem saudar o ciclo produtivo da fruta que marca a vida e conta a história de gerações e gerações de famílias. Cidades inteiras aguardam a estação para movimentar sua economia e garantir renda para o restante do ano até a próxima colheita. Bons frutos garantem o sustento e o desenvolvimento da população local.

No Paraná ocorrem no mês de fevereiro diversas festas da uva, sendo as mais tradicionais em Curitiba, na colônia italiana de Santa Felicidade e em Colombo, no Parque Municipal da Uva. Os eventos contam com participações especiais de cantores e artistas, além de oferecer degustações gastronômicas típicas da culinária italiana, como massas e é claro, vinho!

Para brindar o sucesso ou para repor energias, seguir dicas saudáveis ou apenas elevar os sentidos ao prazer de uma dose de vinho, a uva proporciona boas histórias e receitas de longevidade. Seja branca ou escura, em passas ou natural, espremida ou destilada, a uva garante emprego, renda, saúde, alegria e prazer a produtores, comerciantes e consumidores. 

Serviço
Ingressos: R$3,00 (Local)
Data(s) e horário(s)
3 de fevereiro de 2012, sexta-feira - abertura do bosque: 18h - início da festa: 20h.
4 de fevereiro de 2012, sábado.
5 de fevereiro de 2012, domingo.
Local
Bosque São Cristóvão - Memorial Italiano
Rua Margarida Angela Zardo Miranda s/nº. - Santa Felicidade, Curitiba-PR.
Fone: 41 3372-9908 / 41 3372-1417

Levantamento mostra que 48% dos homens estão obesos e 13% com sobrepeso.

Eles precisam visitar as unidades básicas de saúde

A obesidade e o sobrepeso em homens aumentam ano a ano. Os dados são da pesquisa VIGITEL (Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde. O levantamento foi realizado, pelo telefone, em 26 capitais e Distrito Federal, com mais de 54 mil pessoas. O último inquérito de 2008 revelou que 13% dos homens estão obesos e 48,6% estão com sobrepeso. 


“Esses índices se agravam mais ainda, quando pensamos na população, que é cada vez mais sedentária e come muita gordura e açúcar, por isso a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem enfoca na questão da alimentação saudável e da prática do exercício”, diz o coordenador da área técnica de Saúde do Homem*, Baldur Schubert.


Sabe-se que a obesidade é uma doença que pode acarretar em outros problemas de saúde mais graves, como o infarto, a diabetes e a hipertensão, que podem levar até à morte. Mas esse quadro pode mudar com hábitos de vida mais saudáveis; como a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada. Esses são alguns dos conselhos da Campanha “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, lançada em 2009 pelo Ministério da Saúde.

“Embora os homens achem que não têm problemas de saúde, é importante que eles visitem as unidades básicas de saúde para receberem o cuidado e as orientações adequadas”, reforça Schubert.

A prática de exercícios e a dieta devem ser orientadas por profissionais habilitados.

Dados do VIGITEL de 2006 a 2008
Excesso de peso
indivíduos com índice de massa corporal > 25 kg/m²
Sexo masculino:
2008 = 48,6%
2007 = 48,3%;
2006 = 47,2%;

Obesidade
indivíduos com índice de massa corporal > 30 kg/m²

Sexo masculino:
2008 = 13,1%
2007 = 12,0%;
2006 = 11,4%;

*A área técnica de Saúde do Homem faz parte da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde.
Fonte: Portal.saude.gov.br

Unhas decoradas

As unhas decoradas estão no auge da moda e quase toda mulher já fez ou deseja fazer um dia. Trabalhadas por meio de diversas técnicas, as unhas podem ganhar desenhos e enfeites variados com opções para todos os gostos, dos mais discretos aos mais extravagantes.

 

Investir nos esmaltes coloridos, misturando cores contrastantes ou variando tons da mesma cor é a maneira mais simples de decorar suas unhas. Para criar efeitos incríveis, vale usar esmaltes com muito brilho e acabamentos diferenciados. Aposte nos esmaltes com glitter, nos holográficos, com efeito 3D, flocados, craquelados e metalizados.

Mas as unhas decoradas não precisam ser necessariamente cheias de cor e com desenhos ousados.
Uma dica para decorar as unhas com pinturas criativas, porém mais “comportadas” para usar o look no dia a dia, pode optar por versões em tons clarinhos ou no charme da unha francesinha.

Unhas decoradas francesinha
É possível deixar a clássica unha francesinha ainda mais bonita e delicada incrementando a decoração nas unhas. Depois de fazer os tracinhos brancos na pontinha das unhas e passar o esmalte clarinho, a dica é complementar com desenhos superfemininos. Para a decoração ficar ainda mais delicada, solte a criatividade e aplique strass, brilho, fimo e outros detalhes nas unhas.

Para fugir do tradicional, aposte nas versões como a francesinha colorida ou unha inglesinha, em que unhas são pintadas da mesma cor, alternando apenas nas pontinhas com tons de cores diferentes. Outras sugestões são a francesinha ao contrário, com pontinha fica invertida bem rente à cutícula acompanhando a curvatura da unha e a unha meia lua, uma versão de francesinha retrô em que a parte côncava da cutícula fica sem cor.



 Por Alessandra Busko

SISU 2012 Aprovados na Segunda Chamada

Aquele que não foi chamado na primeira, agora pode ter acesso à segunda chamada do SISU 2012. A lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) já foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para acessar o Boletim de Acompanhamento do SISU 2012 (http://sisualuno.mec.gov.br/) utilize o número de inscrição e a senha que você utilizou no ENEM 2011. Caso tenha perdido ou esquecido, não se desespere, pois o sistema já previa casos como estes, disponibilizando um link onde é possível recuperar a senha do ENEM (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/).

Constam na segunda chamada do SISU 2012, nomes que não foram aprovados para os cursos em que se inscreveram além dos que foram convocados na primeira chamada, mas para a segunda opção de escolha. Não concorrem às vagas da segunda chamada aqueles que passaram na primeira opção, mas não efetuaram sua matrícula. Caso você não consiga ter acesso ao resultado, ligue gratuitamente na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161 ou procure qualquer instituição participante. Veja se seu nome figura na lista.

Para se matricular, o aluno precisa levar até a instituição de ensino os documentos relacionados que constam no Boletim de Acompanhamento, ou entrar em contato com a própria instituição e pedir a relação de documentos necessários para a matrícula no SISU 2012 que, nesta chamada, deve ser realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. O candidato que foi convocado na primeira chamada, mas para o segundo curso escolhido, e que já tenha efetuado sua matrícula, deve apenas mandar um e-mail e se cadastrar na pré-matrícula, pois seus documentos já foram apresentados.

Quem ainda não foi aprovado, pode manifestar interesse em participar da lista de espera, a partir de hoje (26/01) até o dia 01 de fevereiro. O aluno deve acessar o seu Boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação do desejo de fazer parte da lista.

Segundo o Ministério da Educação, 108 mil candidatos foram selecionados do processo de seleção na primeira edição de 2012. Destes, apenas 46 mil efetivaram a matrícula durante o prazo da primeira chamada. Em junho e julho deste ano acontecerá a segunda edição do SISU 2012, baseada nas notas do ENEM 2011, visto que a edição do ENEM 2012 de abril foi cancelada pelo MEC.



Fonte: www.sitedoenem.gov

E agora, o amor acabou!

Vivemos constantemente em busca de alguém que nos ame, nos escute e nos faça sentirmos importantes, independentemente da beleza física. Muitas vezes essa procura é longa, mas um dia finalmente você encontra AQUELA pessoa, alguém que faça você se sentir no topo do mundo. É parte natural do processo de desenvolvimento humano ir mudando de opinião , interesse e ritmo no decorrer da vida, e para que um relacionamento permaneça inabalável, é ideal que as duas pessoas mudem junto.

                          

Com o passar do tempo e da convivência percebemos que já não caminhamos mais lado a lado, e sim estamos indo em direção oposta um ao outro.

Chega então o dia em que o homem ou a mulher (quando não os dois) sente apenas um carinho pela outra pessoa, e não mais aquele fogo, aquela paixão arrebatadora. Fica o carinho e o respeito.

A partir desse momento, essa pessoa começa a sentir o irreversível desejo de se apaixonar novamente. De sentir um frio na barriga, de suar frio, de tremer quando se aproxima da pessoa desejada.

Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente. (Martha Medeiros)

Aí então somos atingidos por uma tempestade de pensamentos negativos e todos os nossos traumas, inseguranças e sentimentos de solidão e de abandono que há tempos estavam esquecidos voltam a nos assombrar como fantasmas, fazendo o passado voltar a ser presente.

Quando agimos com humildade, e percebemos que aquela pessoa já não cabe mais na nossa vida (ou nós na dela), começamos a pensar que já estamos velhos demais para iniciar uma nova busca, que já não somos mais tão atraentes, que vai ser difícil alguém me aceitar como sou, e acabamos ficando estagnados, com medo de não encontrarmos outra pessoa e passarmos a vida inteira sozinhos, na mais completa solidão.

Mas não é pior o sentimento de estar sozinho tendo alguém do seu lado? Todos nós na vida temos o direito à felicidade de estar com uma pessoa que nos completa e nos faz sentir importante.

Se um amor chegou ao fim, cabe aos dois seguirem suas vidas, cada um para o seu lado, e começarem a jornada em busca da felicidade. Nunca é tarde para encontrar o amor, a vida dos dá todas as oportunidades de seguir em frente, de cabeça erguida em busca daquilo que queremos.

Claro que nem sempre é fácil uma separação, mas se a angústia e o sofrimento deram lugar ao amor, porque continuar? Mesmo que seja muito complicado o processo de separação, talvez este seja o passo principal para que ambos possam começar a ter aquela velha alegria de volta. Fomos feitos para amar e ser feliz e para isso que devemos viver, buscando o melhor para a nossa vida, sempre.

Lembrando que sempre é hora de ser feliz, nunca, mas nunca é tarde demais. Temos sempre um novo dia pela frente, e devemos vivê-lo da melhor maneira possível.

Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão… Que o amor existe que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim… E que valeu a pena (Mario Quintana)
Tão bom quanto morrer de amor, é continuar vivendo. (Mario Quintana)




Por:Milena Lhano é terapeuta floral, grafóloga e iridóloga.
Para saber mais, entre em contato: lhano@uol.com.br

Droga mais devastadora que Crack, se espalha rapidamente pela Europa.

Nova droga corrói pele e músculos e deixa ossos à mostra
Uma nova droga tem se espalhado pela Rússia e dizimado seus usuários. Produzida a partir da mistura de comprimidos de codeína,  gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho (obtido de caixas de fósforo comuns), o krokodil causa efeitos devastadores.


A droga recebeu este nome devido às consequências comuns ao seu uso, que são pele em tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo.
Utilizada, geralmente, como alternativa à heroína, a droga injetável corrói a cútis e os músculos, deixando os ossos à mostra. O composto é um derivado da morfina, a desmorfina, que é um opíoide  (analgésico) de oito a 10 vezes mais potente, e acaba anestesiando o local, que sofre gangrena e provoca dores insuportáveis. A pessoa apodrece até a morte.

O baixo preço da dose do krokodil, que normalmente custa cerca de R$ 10, tem servido como alternativa aos viciados em heroína, que pode chegar a R$ 170 a dose. A facilidade de adquirir os componentes químicos para a produção da droga também tem se mostrado um atrativo.

No entanto, enquanto os efeitos da heroína podem durar cerca de oito horas, os do krokodil chegam, no máximo, a 90 minutos. Assim, como a droga é feita em casa, em cerca de uma hora, a vida do viciado passa a ser produzir para consumir. Nestes casos, os usuários não sobrevivem mais que dois anos.

Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, o vício em heroína chega a matar 30 mil pessoas por ano no país, o que representa um terço das mortes globais causadas pela droga. Como o krokodil só chegou à nação há quatro anos, os dados relativos ao seu consumo ainda não são certos. Contudo, o governo assume já ter conhecimento da sua existência. No início do ano, o presidente Dmitry Medvedev pediu a exclusão dos sites que explicam como a droga é produzida. A extinção da pílula, no entanto não foi solicitada.

Em maio, um porta-voz do Ministério da Saúde da Rússia anunciou que havia um projeto que permitiria a venda da codeína apenas sob prescrição médica, mas até hoje a medida não foi tomada. “Os comprimidos não custam muito, mas as margens de lucro são altíssimas. Algumas farmácias têm 25% de seus lucros na venda desses remédios. Não é do interesse das farmacêuticas que isso acabe. O governo precisa usar seu poder para regulamentar a venda”, disse em entrevista ao jornal britânico The Independent.

O porta-voz ainda adverte que, com a retirada da heroína, os sintomas de abstinência duram, em média, 10 dias. “Depois disso, ainda há um grande risco de recaída, mas a dor física deixará de existir. Com o krokodil, a dor pode durar até um mês e é insuportável. O usuário injeta a droga novamente só para deixar de sentir a dor”, afirma.

O Portal HD entrou em contato com a assessoria do Ministério da Saúde do Brasil, que não soube informar se a droga já chegou ao país.


Fonte:Pollyanna Dias – Do Portal HD

Minijardins personalizados são criados em buracos no chão

Foi nos buracos de ruas e calçadas de Londres que Steve Wheen encontrou inspiração para criar o projeto The Pothole Gardener (O jardineiro Pothole). O artista preenche estes pequenos espaços com microjardins e objetos em miniatura e os fotografa.

A ideia simples, delicada e criativa, tem encantado pedestre que passam pelos locais. Podem-se encontrar minicabine telefônica, minivaral de roupas e até minipoltronas forradas com os mais diversos tipos de tecido. 

Em sua página virtual, Steve conta que tem recebido presentes de internautas, e que estes acabam sendo usados na criação de novos trabalhos. O cesto com novelos de lã vistos abaixo, na primeira foto, é um exemplo. Confira as imagens.

   Divulgação
Admiradores da obra de Wheen costumam presentear o artista com miniaturas, 
o cesto com novelos de lã foi uma dessas


      Divulgação
O projeto The Pothole Gardener destaca-se pela criatividade
       
   Divulgação

Delicadeza na escolha dos objetos de cena

   Divulgação
Miniaturas dão graça à obra de artista londrino





Por Casa&Jardim

Saiba quais são os cortes de cabelo 2012 e aproveite para renovar o visual

A versatilidade é a característica mais marcante entre os cortes de cabelo 2012, que chegam com fios assimétricos e efeito bagunçado em contraste com fios impecavelmente lisos e retos.

As tendências de cabelos 2012 apontam para madeixas com aparência o mais natural possível. É hora de assumir e destacar os fios cacheados, crespos, ondulados e com textura, mas também há espaço para cabelo liso com aparência de chapado. Portanto, prepare-se para usar bastante a chapinha, mas separe também o leave-in ou pomada.
 


Os comprimentos devem ser variados, mas a grande aposta da temporada é o corte na altura dos ombros, tipo bob longo, uma versão mais descolada e ousada do corte Chanel.
Esse tipo de corte é ideal para mulheres que de rosto mais arredondado ou quadrado e combina com fios retos ou assimétricos, com a parte da frente maior que a de trás ou pontas desconectadas e um pouco de volume.


Os cabelos curtíssimos no estilo Joãozinho continuam firmes. Como deixam o rosto em evidência, estes cortes são indicados para mulheres de traços delicados e não combinam com cabelos muito volumosos.
 

As adeptas das madeixas compridas podem atualizar o corte apostando nas camadas para dar movimento ao cabelo. Em qualquer comprimento, vale apostar nas franjas dos mais variados tipos para emoldurar o rosto, principalmente as mais arredondadas.

 


Por Deborah Busko

Fiat Palio Essence Dualogic ganha destaque pelo motor 1.6

O Fiat Palio, desde que foi lançado (em 1996) até hoje, já esteve em muitas garagens do País. É fácil encontrar alguém por aí que teve ou que, pelo menos, conhece uma pessoa que já comprou um. Os números comprovam essa teoria, pois foram vendidos desde a sua estreia até dezembro passado, 2.603.999 unidades, de acordo com a fabricante.
 
Fiat Palio Essence Dualogic ganha destaque pelo motor 1.6
No ano passado foram emplacadas 105.794 unidades do hatch da marca italiana - o que garantiu o quinto lugar entre os modelos mais vendidos, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores).
A nova geração do modelo, apresentada em novembro passado, ficou maior e com seis tipos de configurações disponíveis. Entre as opções 1.0, 1.4 e 1.6 (todas de motor bicombustível), o ZAP Carros testou a versão Essence Dualogic, equipada com motor 1.6 16V, de 117 cv (abastecido com etanol), com câmbio de 5 velocidades, que parte de R$ 40.880.
 

Suspensão está melhor, assim como o espaço interno
Seu comportamento satisfaz quem está atrás do volante, pois os 117 cv, que aparecem aos 5.500 rpm, e os 16,8 kgfm de torque (disponíveis a 4.500 rpm) garantem o bom desempenho do motor. No entanto, este propulsor se adequa melhor ao câmbio manual de cinco velocidades. A transmissão automatizada tira um pouco do brilho do trem de força e isso pode ser notado pelos leves trancos, a cada vez que as trocas de marchas são realizadas. A sensação é de que o motor pede por mudanças mais rápidas, para poder revelar todo seu potencial, mas não consegue, pois seu “companheiro” atrasa seu trabalho.
Para amenizar essa situação, o motorista pode optar por fazer as trocas de marcha de modo manual, na própria alavanca do câmbio ou por meio das hastes atrás do volante. Com o controle da transmissão, é possível antecipar as mudanças de marcha e curtir o que o bom 1.6 tem a oferecer.
 

Visual do novo Fiat Palio agrada bastante. Lanternas ganharam um design mais moderno
A posição de dirigir não é muito fácil de ser encontrada, requer um pouco de paciência e até costume com as alavancas, que são localizadas do lado direito do assento do motorista, enquanto na maioria dos veículos esse comando fica à esquerda do banco. Após acertar a postura, é hora de avaliar a ergonomia. Esta não decepciona, os comandos são acessíveis e simples de serem manuseados.
 
 Com novas formas, o simpático modelo evoluiu e ganhou 31 mm na largura; 60 mm na altura; 47 mm no entre-eixos e 28 mm de comprimento. O espaço interno está maior o que traduz em conforto para os passageiros, principalmente para as pernas. As linhas do design interno são harmoniosas e seguem o mesmo padrão de bom gosto da carroceria, que ganhou características dos companheiros Punto, 500 e Uno. Porém, o acabamento peca por apresentar peças mal-encaixadas.

Concorrente do VW Fox 1.6 I-Motion (R$ 39.770), essa versão oferece computador de bordo, direção hidráulica, desembaçador traseiro, ar-condicionado, banco e volante com regulagem de altura, piloto automático, vidros e travas elétricos, entre outros itens de série.




Por Thalita Real / Fotos: Verônica Lima | Fonte: ZAP Carros

Displasia

A displasia consiste em um defeito genético que causa a má formação das articulações do cão, esse problema em geral ocorre na articulação entre a bacia e o fêmur do animal (coxofemoral) ou no cotovelo, podendo também ocorrer em ambas. Pode desenvolver-se em todas as raças de cães em iguais proporções entre machos e fêmeas, é mais comum em cães de porte grande e gigante, principalmente os de crescimento rápido.

Com o mau encaixe dos ossos o cão começa a mancar e, dependendo da gravidade da doença, pode ficar impossibilitado de andar. Sendo a displasia um problema genético, os cães portadores não devem ser reproduzidos de jeito nenhum, para evitar a propagação do mal. À displasia é transmitida de forma hereditária, sendo recessivo e poligênico o que significa que seu aparecimento ou não no cão é determinado por mais de um par de genes, assim pode acontecer que dois cães que apenas manquem (forma leve do problema) tenham filhotes impossibilitados de andar (forma grave do problema).
Porém, a genética não é o único determinante, o ambiente e a maneira como o filhote é manejado também influencia no aparecimento do mal. A melhor maneira de minimizar os impactos ambientais é evitar que o cão se submeta a traumas, esforços exagerados e pisos escorregadios (principalmente durante a fase de crescimento) e excesso de peso (obesidade). Alterações hormonais também podem contribuir para o problema. Níveis muito altos de estrógeno e relaxina na cadela podem influir no desenvolvimento ósseo do filhote durante a gestação e/ou a amamentação. Outros hormônios que também podem causar problemas são o hormônio do crescimento e a insulina.

Os sintomas da displasia aparecem a partir dos seis meses de idade. A partir dessa idade o cão pode começar a sofrer dores, andar mancando e apresentar atrofia muscular, além disso o cão se recusa a trotar e pode apresentar uma postura de “X” nas patas posteriores quando parado (patas posteriores cruzadas). A partir dos três anos aproximadamente a doença entra em outra fase na qual a doença se agrava pelo aparecimento da artrose. O diagnóstico definitivo, contudo, só é fornecido pelo exame de raios-X.
Segundo o raios-X os cães se dividem em cinco categorias: Sem sinal de displasia; com articulações próximas do normal; displasia leve; displasia moderada e displasia grave quando ocorre a luxação da articulação. Estes níveis são ditos respectivamente HD-, HD+/-, HD +, HD ++ e HD+++. Alguns consideram que cães HD +/- podem ser crusados com cães HD- mas o mais recomendável é cruzar apenas os cães normais e de preferência os que também tenham parentes normais.





Fontes: Dr. Edgard L. Sommer e Carlo L. Grieco, publicado na revista Nosso Cão
Enciclopédia do cão Royal Canin

Suárez se desculpa por não apertar a mão de Evra

Luis Suárez, meia-atacante do Liverpool, pediu desculpas neste domingo por não apertar a mão de Patrice Evra antes da derrota de 2 x 1 de seu time diante do Manchester United.
 
 
Evra faz cara feia para Suárez (Foto: Reuters)

O uruguaio foi afastado por oito partidas por uma ofensa racial contra Evra em outubro, mas se recusou a trocar o cumprimento com o francês durante o ritual pré-jogo da disputa de sábado pelo Campeonato Inglês, despertando uma condenação geral.

"Falei com o técnico depois do jogo no estádio do United e me dei conta de que entendi as coisas mal", disse Suárez em um comunicado divulgado pelo Liverpool.
"Eu não só o decepcionei, mas também ao clube e o que ele representa, e peço desculpas. Cometi um erro e lamento o que aconteceu".

"Deveria ter apertado a mão de Patrice Evra antes do jogo e quero me desculpar por minhas ações. Gostaria de deixar este assunto para trás e me concentrar em jogar futebol", acrescentou.

O técnico do Liverpool, Kenny Dalglish, que apoiou o atacante durante o drama, disse não ter percebido que Suárez não apertou a mão de Evra, enquanto Alex Ferguson, treinador do United, classificou o uruguaio como "desonrado".

Ian Ayre, diretor administrativo do Liverpool, também disse que Suárez agiu errado, enquanto o time tenta limitar os danos na esteira de uma enxurrada de críticas de jogadores e torcedores e da mídia.

A partida entre dois dos maiores rivais da liga inglesa foi uma disputa tensa, e houve troca de farpas no túnel no intervalo e no final do jogo.




(Por Mark Meadows)
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Cigano confirma luta com Overeem em 26 de maio e pede apoio da torcida

Campeão dos pesos-pesados do UFC vai defender cinturão pela primeira vez em evento comemorativo de feriado americano, em Las Vegas

Júnior Cigano posa com o cinturão de campeão dos pesos pesados do UFC (Foto: Marcosa Guerra / Globoesporte.com)
Júnior Cigano posa com o cinturão de campeão dos
pesados (Foto: Marcosa Guerra/Globoesporte.com)


Depois de o sócio do UFC Lorenzo Fertitta anunciar informalmente no Twitter a luta entre Junior Cigano e Alistair Overeem, foi a vez de o lutador catarinense, atual campeão mundial dos pesos-pesados, confirmar nas redes sociais a marcação do evento. Cigano afirmou em seu microblog que vai enfrentar o gigante holandês em 26 de maio e pediu o apoio da torcida brasileira no combate em Las Vegas.

- Pessoal, a data da minha luta já foi marcada e confirmada para 26 de maio, estarei sempre contando com a torcida e energia positiva de vocês - escreveu Cigano, na manhã deste domingo.

O duelo entre Cigano e Overeem será a luta principal do UFC 146, evento comemorativo do feriado americano de Memorial Day, em homenagem aos militares mortos em combate, que acontece dois dias depois. O brasileiro conquistou o cinturão ao derrotar Cain Velásquez em novembro passado, em Anaheim, nos EUA, por nocaute com apenas 1m04s de primeiro round. Overeem, ex-campeão do Dream e do Strikeforce, também vem de nocaute rápido contra Brock Lesnar, no UFC 141, em 30 de dezembro de 2011, em Las Vegas.





Sportv.com

Apoiado por Andrés Sanches, Mario Gobbi é o novo presidente do Timão

Candidato da situação foi eleito com 60% dos votos, contra 40% do oposicionista Paulo Garcia, prometendo 'alegrias ao corintiano'

 Mário Gobbi  (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Mário Gobbi, novo presidente do Timão
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)


Mario Gobbi é o novo presidente do Corinthians. Com o apoio de Andrés Sanches, que deixou o cargo para assumir a diretoria de Seleções da CBF, o candidato da situação obteve 1.920 votos (60%) contra 1.280 (40%) do oposicionista Paulo Garcia. Gobbi comandará o Timão no triênio 2012/2014.

- Foi (uma eleição) limpa. Não tenho do que reclamar. É difícil combater quem está no poder há 20 anos - reconheceu Garcia.

- Estou emocionado. Ciente da responsabilidade que recai sobre os meus ombros. Isso foi bem pensado, calculado. Tudo farei para que as alegrias sejam dadas ao corintiano. Teremos uma gestão descentralizada, com autonomia para os diretores - prometeu Gobbi.

Delegado por profissão, o novo presidente corintiano era diretor de futebol no início da gestão Sanches. No fim de 2010, ele se afastou do cargo e já pensava em sua candidatura.

Gobbi irá continuar na mesma linha da gestão de Sanches. Estádio do Corinthians, o CT  Joaquim Grava e as contratações de Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano foram lembradas na campanha e determinantes para a vitória da situação. O novo mandatário afirma ainda que pretende dar maior ênfase às categorias de base.

Esta é a terceira vez que uma chapa apoiada por Andrés Sanches ganha de Paulo Garcia. A primeira foi logo após o impeachment de Alberto Dualib, em 2007. Andrés e Paulo brigaram para comandar o Corinthians durante um mandato “tampão”. A eleição ocorreu apenas no Conselho Deliberativo. Logo depois, um novo pleito, com associados, elegeu novamente Andrés. Dessa vez, o atual diretor de Seleções da CBF fez o sucessor. Seu apoio a Gobbi foi determinante.




Por Gustavo Serbonchini | globo esporte