Acesse o nosso site

Acesse Nosso Site http://www.curitibocas.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

Justiça condena Palocci a devolver verba gasta com autopropaganda

Irregularidades aconteceram quando ele era prefeito de Ribeirão Preto.
Tribunal de Justiça negou recurso e manteve decisão de primeira instância.

  

O ex-ministro Antônio Palocci foi condenado a devolver aos cofres públicos os valores gastos com propaganda irregular durante o período em que foi prefeito de Ribeirão Preto, em 2001. O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo negou recurso pedido por Palocci e manteve a pena proferida em primeira instância.

Na decisão, do dia 26, o TJ considerou que Palocci descumpriu o princípio de impessoalidade exigido para um administrador público ao colocar as letras “A” e “P”, iniciais do seu nome, ambas estilizadas em um fundo vermelho – cor do partido do ex-prefeito – em obras e uniformes de funcionários públicos municipais. O Tribunal ainda reforçou que os logotipos empregados na publicidade, seguida pela frase “Ribeirão, um ano de muitas conquistas”, não condizem com nenhum símbolo da cidade.

O advogado de defesa de Palocci, José Roberto Manesco, disse que irá recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), amparado por um posicionamento do próprio Tribunal. “Em uma decisão idêntica a essa, o STJ já disse que usar símbolos e letras em publicidade não configura propaganda pessoal”, afirmou Manesco.






Por Leandro Mata

Lula diz a jornal que 'estaria morto' se perdesse a voz

Exames feitos na quarta (28) mostraram que tumor de Lula desapareceu.
Ele comparou tratamento contra câncer a uma 'bomba de Hiroshima'.

O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, em vídeo gravado após resultados de exames sobre o câncer (Foto: Reprodução)
O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, em
vídeo gravado após resultados de exames sobre
o câncer (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" publicada nesta sexta-feira (30), que "estaria morto" se perdesse a voz. Foi a primeira entrevista concedida por Lula desde o anúncio do desaparecimento do tumor na laringe.

"Eu tinha mais preocupação de perder a voz do que de morrer. Se eu perdesse a voz, estaria morto. Tem gente que fala que não tem medo de morrer, mas eu tenho. Se eu souber que a morte está na China, eu vou para a Bolívia", afirmou o ex-presidente ao jornal.

Na quarta (28), o Hospital Sírio-Libanês informou que os exames mostraram "ausência de tumor visível". Lula teve câncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado. Conforme o hospital, o ex-presidente seguirá com sessões de fonoaudiologia e fará avaliações periódicas. A cura do câncer só é anunciada pela equipe médica cinco anos após resultados negativos.
Na entrevista ao jornal, Lula também comparou o tratamento realizado nos últimos meses a uma "bomba de Hiroshima". O ex-presidente também lembrou emocionado a luta do seu ex-vice José Alencar, morto em março do ano por conta de um câncer.

"Eu, que convivi com ele tanto tempo, não tinha noção do que ele passou. A gente não sabe o que é pior, se a quimioterapia ou a radioterapia. Uns dizem que é a químio, outros que é a rádio. Para mim, os dois são um desastre. Um é uma bomba de Hiroshima e, o outro, eu nem sei que bomba é. Os dois são arrasadores", disse Lula, segundo o jornal.

"É uma doença que eu acho que é a mais delicada de todas. É avassaladora. Eu vim aqui com um tumor de três centímetros e de repente estava recebendo uma Hiroshima dentro de mim."

Lula, que emagreceu 16 quilos no tratamento de acordo com a reportagem da "Folha", também disse que não quer tomar nenhuma "decisão maluca" em relação a seu futuro político. "Eu vou tomando as decisões com o tempo. Uma coisa eu tenho a certeza: eu não farei a agenda que já fiz. Nunca mais eu irei fazer a agenda alucinante e maluca que eu fiz nesses dez meses desde que eu deixei o governo."

Eleição em SP
Sobre o seu afilhado político na eleição para a Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, Lula disse considerar que ele é "o melhor candidato" e que vai "surpreender muita gente".

"E desse negócio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu não entendia de política. Com o Fernando Haddad será a mesma coisa."

Ele disse que pretende apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, mas não descartou uma futura candidatura à Presidência da República. "Para mim não tem 2014, 2018, 2022. Deixa eu contar uma coisa para vocês: eu acabei de deixar a Presidência da República, tem apenas um ano e quatro meses que eu deixei a Presidência.[...] E depois é o seguinte: você precisa esperar o tempo passar. Essas coisas você não decide agora. Um belo dia você não quer uma coisa, de repente se apresenta uma chance, você participa."







G1 de Brasília

Brasileiro é preso na Itália após ameaçar ex-amante

Homem de 25 anos teria ameaçado divulgar imagens de encontros dos dois.
Italiana, casada e com filhos, procurou advogada, que solicitou a prisão.

Um brasileiro de 25 anos, cujo nome não foi revelado, foi preso em Sondrio, norte da Itália, por ameaçar a amante italiana após esta ter terminado a relação, segundo a agência de notícias Ansa.

"Ou você me dá 30 mil euros ou coloco na rede o vídeo e as fotos que eu fiz durante os nossos encontros", teria dito o brasileiro, segundo a Ansa.

A vítima, casada e com filhos, procurou a advogada Elena Martinelli, que denunciou o homem e solicitou a sua prisão.

Após uma investigação, as autoridades prenderam o brasileiro em Morbengo, província de Sondrio, sob o mando do juiz Carlo Camnasio.




G1 de SP

Foto de Fabrice Muamba no hospital é divulgada pelo Twitter do jogador

Conta do atleta não era atualizada desde o dia 17, momentos antes de sua entrada em campo para a partida em que sofreu o ataque cardíaco

 fabrice muamba hospital (Foto: Reprodução / Twitter)
Foto de Muamba foi divulgada pelo perfil do jogador no Twitter
 (Foto: Reprodução / Twitter)

O meia congolês Fabrice Muamba, vítima de um ataque cardíaco durante partida entre Bolton e Tottenham há cerca de duas semanas, está melhorando cada vez mais. Nesta sexta-feira pela manhã, foi postada na conta oficial do jogador no Twitter sua primeira foto depois do susto em campo. Ele aparece sorridente, na cama do hospital.

A imagem foi acompanhada de uma mensagem: "Fab me pediu para publicar esta imagem e dizer que está tudo bem, além de agradecer a todos pelo carinho impressionante". Quem publicou a foto foi a noiva do jogador, Shauna Muamba. O tweet já foi republicado por diversos usuários.

De acordo com os médicos, o jogador vem se recuperando bem e, nesta semana, passou a se alimentar sozinho.

O último tweet feito na conta de Muamba no Twitter (@fmuamba) havia sido justamente no dia em que ele passou mal. O jogador contava que havia acabado de chegar ao estádio White Hart Lane, onde sofreu o ataque durante o confronto com o Tottenham pela FA Cup.

O incidente
Aos 41 minutos do primeiro tempo da partida, Muamba caiu de bruços, com ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas.

O jogador não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo. O treinador Owen Coyle e o capitão Kevin Davies estavam no veículo.

O meia, que tem 23 anos, nasceu na República do Congo, mas foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio. Como principal curiosidade, tem como hobby ouvir música clássica. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O meia passou pelas categorias de base da seleção inglesa, que se manifestou sobre o caso.




Por GLOBOESPORTE.COM

Fifa aprova divisão do comitê de ética, diz Blatter no Twitter

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta sexta-feira pelo Twitter que o seu plano de dar mais poderes à comissão de ética da entidade foi aprovado pelo comitê executivo.

Blatter quer dividir o comitê em dois órgãos -um para investigar irregularidades cometidas por cartolas e outra para julgá-los.

"Dia histórico para o processo de reforma da Fifa; comitê de ética com duas câmaras aprovado", escreveu Blatter. "Uma câmara investiga e a outra câmara age como juiz. Propus isso em junho de 2011", acrescentou. "Satisfeito por o comitê executivo ter concordado em me apoiar nessa reforma crucial."

A Fifa afirmou que a reforma do comitê de ética era um dos aspectos defendidos por Mark Pieth, professor do Instituto de Governança da Basileia, que foi nomeado pela Fifa para comandar as reformas na entidade após uma série de denúncias de corrupção nos últimos anos.





Por  Brian Homewood
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.

Fifa determina que clubes liberem jogadores para Olimpíada

A Fifa determinou que os clubes devem liberar os jogadores com até 23 anos convocados pelas seleções de seus países para o campeonato de futebol da Olimpíada.

A medida, aprovada pelo comitê-executivo da Fifa na sexta-feira, é potencialmente controversa à medida que o campeonato não faz parte do calendário internacional.

"O comitê-executivo decidiu que a liberação de jogadores sub-23 pelos clubes deve ser obrigatória", declarou a Fifa em comunicado.

O torneio de futebol da Olimpíada de 2008 ficou marcado pelo pé de guerra entre o Barcelona e a Argentina por causa da liberação de Lionel Messi, caso que foi parar na Corte de Arbitragem do Esporte (CAS, sigla em inglês).

O CAS julgou a favor do Barcelona, mas o clube catalão decidiu liberá-lo de qualquer forma.

O torneio olímpico de futebol, que coincide com a pré-temporada europeia, é restrito a jogadores com menos de 23 anos, apesar de que cada time pode levar para o campo três jogadores acima da idade.

O campeonato de futebol da Olimpíada de Londres de 2012 começa no dia 25 de julho.





Por Brian Homewood
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.