A Apple
provavelmente verá alta de quase 100 por cento em seu crescimento no mercado
chinês este ano, mas o ritmo provavelmente se reduzirá posteriormente, com
competidores lançando novos produtos no maior mercado mundial de telefonia
móvel.
Para que a mais
valiosa companhia de tecnologia do planeta obtenha fatia maior no mercado
chinês, ela terá de desenvolver um iPhone que funcione com a tecnologia da
maior das operadoras chinesas de telefonia móvel, resolver uma disputa quanto à
marca iPad e criar mais pontos oficiais de venda.
As vendas da
Apple na China continental, Hong Kong e Taiwan se expandiram para 7,9 bilhões
de dólares no primeiro trimestre, um quinto do total da empresa. As vendas
estão no caminho para dobrar em 2012, ante os 13,3 bilhões de dólares do ano
passado.
"Talvez não
vejamos a reprodução do notável ritmo de crescimento deste ano nos próximos
anos, a menos que a Apple desenvolva grandes produtos que acompanhem a demanda
e o gosto dos consumidores", disse Candice Wang, analista do grupo de
pesquisa Analysis International.
A Apple vem
tendo sucesso nas vendas nas cidades chinesas maiores e mais ricas, mas não
consegue o mesmo resultado no mercado chinês mais amplo, dados os níveis de
renda ainda baixos do país.
Os consumidores
mais prósperos em geral consideram a Apple como produto premium e símbolo de
status, dizem os analistas, e estão dispostos a desconsiderar alguns problemas
-como o fato de que a tecnologia "Siri" de assistência pessoal por
comando de voz não funciona em chinês.
"Todo mundo
usa o iPhone, e por isso decidi comprar um deles", disse uma usuária cujo
sobrenome é Zhou e vive na próspera província de Jiangsu, na costa chinesa.
"Adoro a tela, e os aplicativos são realmente eficientes". Ela trocou
seu iPhone por um modelo mais novo depois de apenas um ano, para acompanhar as
inovações da Apple.
Mas para a
maioria dos chineses, especialmente em cidades menores, a situação é outra. O
iPhone 4S básico custa 4.988 yuan (790 dólares), o que supera o salário mensal
de muitos chineses.
Por Lee Chyen Yee
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