Queda é a primeira registrada desde o quarto trimestre de 2010.
Aumentam temores sobre a situação econômica do Reino Unido.
Aumentam temores sobre a situação econômica do Reino Unido.
A economia britânica sofreu uma contração de 0,2% no último trimestre de 2011, uma queda mais importante que a esperada e que reaviva os temores de uma recessão, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira (25) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).
Esta contração do Produto Interior Bruto (PIB) é a primeira registrada pela economia britânica desde o quarto trimestre de 2010, quando diminuiu 0,5%.
Os resultados ficaram abaixo do esperado por economistas, que previam queda trimestral de 0,1% e alta anual de 0,9%. Em todo o ano de 2011 o PIB cresceu 0,9%, após registrar expansão de 2,1% em 2010.
Se o PIB do Reino Unido cair nos três primeiros meses do ano, o país terá a segunda recessão em três anos.
Ajuda
O resultado aumenta as chances de que o Banco Central aprove uma injeção de mais 50 bilhões de libras em auxílio em fevereiro, tendo em vista que as aquisições com 75 bilhões de libras iniciadas em outubro já acabaram.
Mervyn King, chefe do Banco Central inglês, disse na terça-feira que o órgão pode colocar mais dinheiro na economia se houver necessidade, já que a inflação está caindo e o país enfrenta uma difícil recuperação.
Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário