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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sinotruk troca PR por Santa Catarina

O Paraná perdeu ontem, para Santa Catarina, a instalação de uma fábrica de caminhões da marca chinesa Sinotruk. O município escolhido, segundo anúncio do chairman (presidente) da joint venture que trará a marca para o Brasil, Ma Chunji, foi Lages, cidade da serra catarinense, a mais de 200 quilômetros de Florianópolis. 

A primeira unidade brasileira da Sinotruk nasce a partir da união do grupo CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), dono efetivo da marca desde a década de 1930, com a importadora de caminhões Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil, instalada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba – cidade que era a maior candidata paranaense para a aplicação de R$ 300 milhões em investimentos iniciais.

Segundo o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, a proposta do estado vizinho “foi muito agressiva” para o Paraná acompanhar. “Além de descontos e condições em ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], o governo catarinense também concedeu algumas vantagens relacionadas à importação de peças e insumos. Foi uma proposta agressiva demais, que decidimos não acompanhar”, disse Barros, sem entrar em detalhes sobre valores e taxas. De acordo com ele, ainda nesta semana, havia esperança da confirmação da construção da unidade em Campina Grande do Sul, que seria visitada pelo diretoria técnica da empresa e teria vantagens de infraestrutura e logística em relação às outras opções da montadora.

“A não ser que haja alguma reversão técnica em relação à escolha de Lages, realmente perdemos a unidade da Sinotruk para Santa Catarina”, afirma Barros. O governador do estado vizinho, João Raimundo Colombo, teria se dedicado pessoalmente à negociação. Lages é a cidade-natal dele e também teria oferecido incentivos fiscais para a instalação da Sinotruk. 

A previsão é de que, em seu primeiro ano de funcionamento, a fábrica seja capaz de entregar 5 mil unidades, alcançando 8 mil no médio prazo. A Sinotruk não revelou às agências de notícias quantos empregos pretende criar com a nova unidade fabril.




Por Fabiane Ziolla Menezes

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