As obras de extensão da Linha Verde Sul, no trecho entre o Terminal do Pinheirinho
e a Rua Isaac Ferreira da Cruz, que foram licitadas no segundo semestre de
2011, tiveram início na tarde de ontem. O trecho, de 1,7 quilômetro de
extensão, terá o investimento de R$ 15,4 milhões em recursos vindos do Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa. Esse valor só foi liberado no
início da semana e por isso as obras iniciaram agora. Serão dez meses até a
conclusão do projeto, que contará, ainda, com alterações no viaduto da Winston
Churchill e a implantação de uma estação-tubo que fará a integração dos ônibus
da região.

De acordo com o secretário de Obras da prefeitura, Mario Yoshio
Tookuni, ainda ontem, engenheiros, Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria
Municipal de Transito (Setran) se reuniram para buscar alternativas às
alterações no fluxo de veículos da BR-476. “Inicialmente vamos mexer com a via
local. Mais tarde passamos para as alterações na própria BR, e, assim, evitamos
que o fluxo de carros seja interrompido totalmente”.
Essa primeira etapa terá cinco vias com dez pistas de rolamento.
Duas delas são destinadas às canaletas de ônibus, outras seis para o sistema
viário (com três faixas nos dois sentidos) e duas vias locais (uma em cada
sentido também), além de ciclovia, iluminação renovada, calçadas e paisagismo.
Para que as vias locais sejam ampliadas, paralelamente a esse
projeto, a prefeitura iniciará alterações no viaduto da Winston Churchill, que
liga os bairros do Sítio Cercado e Capão Raso. Um terreno, que fica ao lado da
ponte do viaduto, já está em processo de desapropriação. Dessa forma, quem vai
de Curitiba para a Fazenda Rio Grande poderá continuar o percurso pela via
local, sem precisar entrar na BR-476, antes da ponte, como é feito hoje.
O trecho seguinte, entre a Rua Isaac Ferreira da Cruz e o Contorno
Sul, está a cargo da concessionária OHL, que administra a via. A concessionária
já está duplicando a BR 116, entre Curitiba e Mandirituba.
Etapas
As obras no trecho sul, entre Pinheirinho e Jardim Botânico,
começaram em 2007 custando R$ 121 milhões. Três anos mais tarde as obras foram
finalizadas ao custo de R$ 160,9 milhões. A primeira etapa do trecho do extremo
sul, do Pinheirinho à Isaac Ferreira da Cruz, só foi licitada no segundo
semestre de 2011 e foi a primeira obra em Curitiba a receber o recurso do PAC
da Copa.
Por Angélica Favretto
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