O fim da Guerra Fria não acabou apenas com a tensão
política que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, opôs os Estados Unidos à
União Soviética.
Também desferiu um duro
golpe nas histórias de espionagem que marcaram época e angariaram uma legião de
fãs para escritores como John Le Carré, autor dos clássicos "O Espião Que
Saiu do Frio" e "O Espião Que Sabia Demais", cuja adaptação para
o cinema rendeu neste ano uma indicação ao Oscar de melhor ator para Gary
Oldman.
Com menos apelo que os
vampiros adolescentes, cujas sagas lotam os cinemas, os espiões atuais têm de
se desdobrar em cenas de ação para manter a plateia acordada. Aquelas tramas
conspiratórias mirabolantes do passado não resistem a uma boa mordida no
pescoço.
Dessa forma, mesmo sendo
uma história de espionagem, "Protegendo o Inimigo", do diretor sueco
Daniel Espinosa, ficou mais com cara de filme de ação e com boas cenas de
perseguição rodadas em ruas e favelas da Cidade do Cabo, na África do Sul, onde
a trama se passa.
Denzel Washington é Tobin
Frost, um ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) que, logo no
início do filme, aparece recebendo um objeto de um homem misterioso, e sendo
perseguido depois do encontro por desconhecidos que tentam matá-lo. Na fuga, a
única saída que encontra é entrar no consulado americano onde, acreditamos,
estará seguro entre os seus.
Mas não é o que acontece.
Frost é um fugitivo acusado de vazar informações para inimigos. Ele é preso e
transferido para uma casa segura (que dá nome ao filme, no título original),
onde será interrogado. Um agente novato, Matt Weston (Ryan Reynolds), cuida do
local, enquanto espera sua transferência para Paris, onde viverá com a namorada
francesa (Ana Moreau).
Não demora para que os
mesmos perseguidores de Frost, que querem o objeto negociado, invadam o local.
Entre os agentes da CIA, apenas Weston e Frost sobrevivem ao tiroteio e, sendo
responsável pela segurança do prisioneiro, o agente tem de encontrar outro
local para levá-lo.
Justiça seja feita, é Ryan
Reynolds quem segura o filme na maior parte do tempo, cabendo a Washington a
postura de um Dorian Gray negro (por seu rosto congelado e inexpressivo), como
ironicamente um personagem se refere a ele, ao reencontrá-lo depois de muitos
anos.
Na maior parte do filme, a
câmera acompanha a fuga dos dois e os obstáculos que terão de superar para
encontrar um novo refúgio. Frost também revelará alguns fatos de seu passado, o
que permitirá entender o motivo de estar sendo caçado tanto pelos serviços de
segurança americanos como por seus inimigos.
As traições típicas de
filmes de espionagem não tardarão a surgir, novas reviravoltas acontecerão, mas
são as cenas de ação que mantêm a adrenalina em alta até o fim.
Por Luiz Vita, do
Cineweb
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